Durante evento pelos 190 anos da Polícia Militar, Jorginho Mello apresentou propostas que valorizam a categoria e ampliam oportunidades de ascensão na corporação

Durante a solenidade em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), realizada nesta segunda-feira (5) no Centro de Ensino da corporação, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello anunciou um conjunto de medidas voltadas à valorização da carreira militar e ao fortalecimento da segurança pública no estado.

Um dos principais anúncios foi a reestruturação da carreira de soldado, que passará a ter menos classes, permitindo que os novos integrantes da corporação ingressem com um salário-base maior. Com a mudança, o valor inicial será de R$ 8.505,00, o que, segundo o governador, torna a profissão mais atrativa e valoriza a atuação dos praças que estão na linha de frente do serviço à população.

Jorginho Mello também destacou a criação de um quadro de militares temporários, proposta que visa ampliar a força operacional da PM e garantir melhores condições de trabalho aos efetivos. Outra medida de impacto anunciada é a abertura de até 132 vagas no Quadro de Oficiais Especialistas (QOE), iniciativa que permitirá que praças possam ascender na carreira até o posto de capitão — um avanço histórico para a corporação.

“Estamos promovendo mudanças que reconhecem o esforço diário dos nossos policiais e que vão garantir uma Polícia Militar ainda mais forte, moderna e preparada para servir os catarinenses”, afirmou o governador.

As propostas serão enviadas para análise da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). As ações fazem parte da estratégia do Governo do Estado de fortalecer o sistema de segurança pública, valorizar os profissionais e oferecer melhores condições para o exercício da função.