
Dom Jaime destaca a simplicidade do Papa Francisco

-
Dom Jaime falou da simplicidade como o Papa Francisco conduziu a Igreja nos últimos anos (Fotos: REPRODUÇÃO VIDEO ARQUIDIOCESE DE POA-RS)
Religioso gasparense disse ainda que o Papa Francisco se preocupou com a paz e as questões ambientais e econômica
“Se a certeza da morte nos entristece, a certeza da vida nos alegra”. Essas são palavras do religioso gasparense Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre-RS, que conversou agora há pouco com a reportagem do Jornal Metas. Ele confirmou que viaja ao meio-dia desta terça--feira, dia 22, para participar do funeral do Papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma, na Itália. Dom Jaime enviou à redação do JM um vídeo onde fala sobre o legado do pontificado de 12 anos do Papa Francisco.
Entre os pontos destacados por Dom Jaime, está a simplicidade com que o papa conduziu a Igreja nos últimos anos. “Através de uma linguagem simples, conseguia, as vezes, expressar conceitos complexos”. O Cardeal destacou ainda a preocupação do papa com a paz, a realidade das imigrações, que marcaram no início do ministério de Francisco, além da questão ambiental, com destaque para a Amazônia, o pacto pela educação e a economia, pois o papa pregava uma outra forma de se conduzir as relações econômicas para se reduzir a distância entre pobres e ricos. Dom Jaime disse ainda que o Papa Francisco pode ser considerado um justo, pois buscou em tudo a boa medida.
Dom Jaime explicou ainda como deve ocorrer os atos de despedida ao Papa Francisco. Segundo ele, o corpo deve ser exibido na Basílica de São Pedro. “Ainda não temos a confirmação, mas é a indicação que nos chegou recentemente”. Em seguida, vai acontecer o funeral cuja data ainda não foi definida. “Passado o tempo de luto, convoca-se todos os cardeais do mundo para a escolha do novo pontífice, o que acredito deve acontecer de duas a três semanas”.
Dom Jaime encerrou citando uma palavra que sintetiza do pontificado de Francisco: alegria. “Alegria que nos vem da fé, somos peregrinos de esperança e essa alegria marcou vários documentos deste pontificado, alegria do evangelho, alegria da verdade, alegria do amor e do convite a alegrar-se e exaltar-se porque alguém nos ama e nos amou porque a vida é mais forte que a morte.”
Tags
- arcebispo
- Cardeais
- Francisco
- Papa
- Papa Francisco
- Porto Alegre
- Roma
Deixe seu comentário