Localização de chamadas de emergência será compartilhada para agilizar resgates
-
O Serviço de Localização de Emergência (ELS) já está disponível em dispositivos Android 5.0 ou superior (Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde)
Nova tecnologia do Google em parceria com a Anatel promete salvar vidas ao localizar chamadas de emergência em dispositivos Android
Chamadas telefônicas para serviços de emergência, como Samu, polícia e bombeiros, agora terão a localização do aparelho celular compartilhada automaticamente, graças ao Serviço de Localização de Emergência (ELS). A tecnologia, desenvolvida pelo Google em parceria com a Anatel, está disponível para dispositivos Android a partir da versão 5.0, sem necessidade de instalação de aplicativos adicionais.
Lançado oficialmente nesta quarta-feira (22), o ELS visa tornar mais rápido e preciso o atendimento em situações de urgência. A Anatel garante que a funcionalidade respeita a privacidade dos usuários, ativando o compartilhamento de localização apenas durante chamadas de emergência, sem armazenar ou acessar dados pessoais fora dessas circunstâncias.
O serviço funciona via internet, mesmo em condições de conexão instável, e já está ativo em todo o Brasil. Segundo a agência reguladora, a tecnologia será fundamental para reduzir o tempo de resposta em resgates e aumentar as chances de salvar vidas. “O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são passadas as primeiras orientações para os primeiros cuidados com a vítima”, destacou a Anatel.
Tags
- Anatel
- Android
- Chamadas
- Emergência
- tecnologia
Deixe seu comentário