Gaspar avança em convênio para utilizar mão de obra de detentos na limpeza urbana
-
Além de ajudar na limpeza da cidade, o programa busca oferecer uma nova oportunidade aos detentos por meio do trabalho (Fotos: Divulgação/PMG)
Iniciativa busca ressocialização e inspiração no modelo já implementado em Blumenau
Nesta sexta-feira, 24, o prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, reuniu-se com o Superintendente Regional da Polícia Penal de Santa Catarina, Ricardo da Silva Morlo, para discutir a formalização de um convênio entre o município e o Governo do Estado. O projeto prevê a utilização de mão de obra de detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau para serviços de roçada e manutenção nas ruas da cidade.
Inspirado no modelo anunciado semana passado pelo prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, o prefeito Paulo Koerich destacou a relevância do projeto, tanto para o município quanto para os detentos. “Esse projeto vai além da limpeza urbana; ele proporciona uma chance real de reintegração para os apenados. É uma oportunidade para eles contribuírem positivamente para a comunidade, enquanto adquirem habilidades e disciplina”, afirmou.
Segundo Ricardo Morlo, o programa funciona em outros municípios, como Indaial, e tem como objetivo principal a ressocialização dos detentos, conforme previsto na legislação. “Os apenados trabalharão de segunda a sábado, das 8h às 18h, realizando atividades de manutenção e roçada. É um passo importante para o processo de reintegração”, explicou o superintendente.
A Secretaria de Fazenda e Gestão Administrativa estima que o convênio seja oficializado em um prazo de 30 a 40 dias. Enquanto isso, os trâmites legais e logísticos estão sendo finalizados para garantir o início das atividades dentro dos padrões exigidos.
Tags
- Convênio
- Detentos
- Gaspar
- Mão de obra
Deixe seu comentário