Saiba como proceder nestes casos

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) alerta os proprietários de veículos sobre os procedimentos necessários em caso de perda, roubo ou furto de placas. A primeira etapa é registrar um Boletim de Ocorrência, que pode ser realizado de forma presencial ou online, por meio da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sc.gov.br/). Essa medida é essencial para documentar o ocorrido e garantir a segurança.

Após o registro do boletim, o proprietário ou um representante legal deve providenciar a substituição da placa na Empresa Estampadora de Placa de Identificação Veicular (EPIV), devidamente credenciada ao Detran/SC. Para isso, é necessário apresentar o requerimento formal do proprietário ou de seu procurador, explicando o motivo da solicitação, juntamente com uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) e do documento de identificação do solicitante.

O Detran/SC reforça a importância de seguir essas etapas para evitar complicações, como multas ou problemas de identificação do veículo. Além disso, solicita à população que, caso encontre placas perdidas, as entregue em um órgão de segurança ou diretamente em uma das unidades do Detran, garantindo que sejam devolvidas ao proprietário.

A adoção desses procedimentos assegura não apenas a regularização do veículo, mas também contribui para a segurança no trânsito e na sociedade como um todo.

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