Belchior Alto foi a região mais afetada, com registros de deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores

As fortes chuvas que atingiram Gaspar no sábado (18) resultaram em seis ocorrências significativas, conforme informações da Defesa Civil. A região do Belchior Alto foi a mais afetada, com queda de árvore, deslizamento de terra e alagamento, acumulando 85mm de chuva nas últimas 24 horas. Em comparação, a média de chuvas no município foi de 18mm no mesmo período.

Entre as outras ocorrências, destaca-se a abertura de um buraco na Rua Fernando Krauss, no Gasparinho, além de um alagamento na Rua Alfazema, no bairro Figueira, e um deslizamento próximo a uma residência na Estrada Geral do Gaspar Alto, ocorrido na tarde de sábado.

O trânsito na Rua Bonifácio Haendchen, no Belchior Alto, foi interrompido devido a uma queda de árvore e erosão de terra. O desvio está sendo feito pela Rua José Koser, de acordo com a orientação da Ditran, até que os reparos sejam concluídos. A Superintendência do Belchior informou que a queda da árvore danificou a fiação elétrica, e a Celesc já foi acionada para efetuar os reparos necessários.

Para as próximas 24 horas, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a continuidade de pancadas de chuva e temporais isolados, com possibilidade de raios, ventos intensos e granizo em todas as regiões do estado, especialmente no Litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Na segunda-feira (20), uma frente fria avançará pelo estado, começando pelo oeste e sul e se estendendo às demais regiões ao longo do dia.

Tags

  • Chuva
  • Defesa Civil
  • Gaspar