Comitê gestor
O novo governo municipal começa a apresentar novidades. A a primeira delas é a criação de de um Comitê Gestor Municipal. O objetivo, informa a Prefeitura, é formar um grupo de trabalho especializado para estudar e implementar medidas eficazes e específicas voltadas à contenção de despesas dentro da administração pública, com a definição de prazos e metas. O Decreto nº 12.359 foi assinado pelo prefeito Paulo Koerich, na presença de todos os secretários municipais. A ideia do prefeito Paulo Koerich é reunir mensalmente o comitê a fim de planejar e articular estratégias conjuntas, com o intuito de aumentar a arrecadação do município O comitê será formado pela secretária da Fazenda e Gestão Administrativa, Ana Karina Schramm Matuchaki; pelo Chefe de Gabinete, Pedro Bornhausen; pelo Vice-Prefeito, Rodrigo Althoff e pelo Procurador-Geral do Município, Julio Augusto Souza Filho.
Número preocupante
Em entrevista ao Jornal Metas, a secretária de Educação, Andréia Nagel, revelou um número bastante preocupante, talvez até mais que o material jogado lá no almoxarifado da SEMED: quase 500 crianças na fila de espera por uma vaga em CDIs de Gaspar. Isso sim é um problema grave e que precisa de solução imediata. Muitas vezes tem vaga, mas não tem profissional suficiente no CDI. Lembro que, em outro governo, quando a fila de espera chegou a 600 crianças, a Prefeitura teve que assinar um TAC com o Ministério Público se comprometendo a zerar a fila. Quase zerou, mas porque implantou o meio período. Ou seja, de lá pra cá só empurraram o problema com a barriga.
A polêmica
É fato que tivemos exageros de ambos os lados na polêmica dos materiais mal armazenados e com prazo de validade vencido ou por vencer no Centro de Distribuição da SEMED. O assunto foi o mais comentado da semana em Gaspar. Mas, se a irregularidade foi constatada ela precisa ser divulgada, como de fato foi, e investigada. A secretária Andréia tratou como um fato administrativo, enquanto outros levaram para o lado político, o que de fato provocou reações. O melhor, pra Gaspar, é olhar pra frente.
Desempenho industrial de SC
A produção industrial de Santa Catarina acumula uma elevação de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, tendo o terceiro maior crescimento entre os estados pesquisados e percentual maior do que o dobro da média ncional, de 3,2%. O estado catarinense ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 10,6%, e do Ceará, que soma 8,3%. Os dados pertencem à Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira, 14. Com a alta de 7,3% no acumulado de 11 meses, a indústria catarinense consolidou-se mais uma vez como destaque no cenário nacional. O percentual ficou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%), Minas Gerais (2,9%) e Rio de Janeiro (0,9%). Entre os 17 estados pesquisados – aqueles com participação relevante no setor –, apenas o Espírito Santo (-0,8%) apresentou retração no período.
Área Azul
Prefeitura e CDL firmaram o compromisso de reativar a Área Azul em Gaspar. A intenção é válida, estacionamento precisa ser rotativo em área onde tem muito comércio. O detalhe é que não pode ser no sistema que vinha sendo usado, ou seja, o velho cartão. Não dá mais pra ser assim. Preciso implementar uma Área Azul tecnológica, com totens ou pagamento via aplicativo de celular.
Eu só queria saber...
... A campanha eleitoral de 2026 já começou em Gaspar?
... A nova administração municipal vai permitir a volta dos vasinhos com flores naturais nos cemitérios municipais?
... A revitalização da Ivo Silveira já acabou?
... E a “Operação Limpeza Urbana”?
... Quem será de fato o líder do Governo na Câmara Municipal?
... e pra finalizar: Quem vai ocupar a complicada Secretaria Municipal de Planejamento Territorial?
Deixe seu comentário