Aqui vão algumas dicas, para evitar o estresse do seu animalzinho

As festas de Réveillon podem ser muito divertidas para a maioria das pessoas, mas para os animais domésticos não é nada agradável, pois podem trazer alguns perigos. Enquanto, fogos de artifício continuam sendo permitidos na maioria das cidades do país, o negócio é tentar proteger seu animalzinho, pois o barulho do foguetório causa estresse, nervosismo e medo nos bichos. Respiração ofegante ou falta de ar em cães, ou orelhas apontando para baixo, são sinais de estresse. Já no caso dos gatos, pupilas muito dilatadas e cauda apontando para cima e sinal de estresse e, inclusive, o bichano pode estar pronto para atacar num ato de auto- defesa.

A primeira dica para proteger seu cão e estar próximo dele neste momento de desconforto. Abrace as pessoas na hora da virada, mas não esqueça do seu animal de estimação. O foguetório e a algazarra entre os presentes pode leva-lo a atingir níveis extremos de estresse. Os tutores devem abraçá-los para que se sintam protegidos.

Se possível, mantenha o pet em um ambiente fechado, que abafe o som. Não permita que o animal fique em locais abertos, pois o som se propaga, em especial, em sacadas no alto de prédios, onde os barulhos são mais potentes. Amarrar uma faixa cruzando o peito do bichinho, simulando um abraço, também pode ajudá-lo a se sentir protegido.

É importante alertar que, um ambiente aparentemente confortável para um ser humano pode não ser para um cão ou gato. Esses animais têm uma capacidade auditiva duas vezes maior que a do ser humano, por isso o barulho dos foguetes é extenuante. Leva em conta essa diferença auditiva na hora de escolher o local onde abrigar o bicho do foguetório.

Se não há um quarto fechado no qual o animal possa ser abrigado, é importante dar a ele algum refúgio embaixo de camas ou mesmo em casinhas e caixas de transporte, e mantenha-se próximo.
Já existem técnicas de treinamento para dessensibilização do animal, de forma que sofram menos com esse tipo de estresse. Acostumá-lo ao barulho é um dos métodos apontados como eficazes. Porém, isso deve ser gradual e requer a presença de um treinador profissional. Para essa virada, não será possível, mas planeje para o próximo ano. E Feliz Ano Novo!