Estado prevê mais de 3 milhões de turistas e aposta em novas iniciativas como a Polícia do Turismo e investimentos de R$ 2 bilhões em água e energia

Santa Catarina se prepara para mais uma temporada de verão e espera receber mais de 3,1 milhões de turistas entre dezembro deste ano e março de 2025. Na manhã desta segunda-feira, 16, o Governo do Estado lançou oficialmente a Operação Estação Verão 2024/2025, destacando novidades para garantir segurança, infraestrutura e mobilidade para moradores e visitantes.

Entre os principais destaques está a criação da Polícia do Turismo, com policiais bilíngues capacitados para atender estrangeiros em praias e balneários. Ao todo, 7 mil agentes de segurança estarão mobilizados, com o suporte de 459 motocicletas, 3.192 viaturas, 163 embarcações e 6 helicópteros. Medidas adicionais incluem a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência, oferecendo mais segurança às famílias durante o período de alta temporada.

O setor de turismo também terá um impulso significativo com o aumento de 23% no número de passageiros nos aeroportos catarinenses e a previsão de um crescimento de 15,41% na temporada de cruzeiros, consolidando os esforços do Estado em atrair visitantes por mar e ar. Em paralelo, empresas como Casan e Celesc anunciaram investimentos de R$ 2 bilhões para garantir o fornecimento de água e energia, antecipando a alta demanda durante o verão.

A saúde e a mobilidade urbana também foram contempladas no planejamento. Para reforçar o atendimento de emergência, o governo implantará testes rápidos para dengue e novas unidades de suporte avançado em municípios estratégicos, como Itapema. Já para melhorar o fluxo nas estradas, serão instaladas câmeras de videomonitoramento e haverá restrição de trânsito pesado na SC-401, garantindo uma experiência mais tranquila para moradores e turistas que aproveitam o litoral catarinense.

Tags

  • governo de sc
  • operação verão
  • Santa Catarina
  • turismo
  • verão