Vale do Itajaí lidera geração de empregos formais em Santa Catarina em 2024
-
Região registra saldo positivo de 42.819 novos postos de trabalho entre janeiro e outubro, cerca de 30,5% do total do estado (Fotos: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom)
Região é responsável por 30,5% das vagas criadas no estado, com destaque para cidades da Foz do Rio Itajaí e Médio Vale
O Vale do Itajaí consolidou-se como a região que mais gerou empregos formais em Santa Catarina durante 2024. Entre janeiro e outubro, a área registrou um saldo positivo de 42.819 novas vagas de trabalho, o que corresponde a 30,5% das 140.011 oportunidades criadas no estado no período, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Na Foz do Rio Itajaí, conhecida por sua dinâmica econômica no setor portuário, turismo e construção civil, o município de Itajaí liderou com 11.306 vagas abertas. Itapema (2.406), Balneário Camboriú (1.675), Camboriú (1.246), Porto Belo (1.136) e Navegantes (1.127) também apresentaram desempenho significativo na geração de empregos.
O Médio Vale do Itajaí, ou Vale Europeu, reforçou os números com destaque para Blumenau, que registrou 6.407 novas vagas, Brusque (3.433) e Gaspar (2.009). Além disso, Timbó (1.305), Indaial (1.105) e Pomerode (1.081) contribuíram positivamente. Já no Alto Vale, os municípios de Rio do Sul (2.473) e Presidente Getúlio (691) complementaram o saldo.
O governador Jorginho Mello destacou que todas as regiões de Santa Catarina apresentaram resultados positivos no mercado de trabalho. Ele enfatizou a força do empreendedorismo local e a menor taxa de desemprego em uma década, colocando o estado acima da média nacional.
Outras regiões também se destacaram. O Norte ficou em segundo lugar, com 27.602 empregos criados (19,7% do total), seguido pela Grande Florianópolis (26.448 vagas, ou 18,8%). O Oeste (18.231 vagas), Sul (13.959), Meio-Oeste (7.560) e Serra (3.392) completam o quadro positivo no estado.
Segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, a grande oferta de vagas reflete o aquecimento do mercado de trabalho em Santa Catarina. Ele mencionou que o Sine atualmente possui mais de 10 mil oportunidades disponíveis, reforçando o papel do emprego como principal ferramenta de inclusão social e desenvolvimento econômico.
Tags
- Emprego
- geração de emprego
- vale do itajaí
Deixe seu comentário