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05/12/2024 12:49
CONGRESSO ADJORI

50º Congresso da Adjori/SC debate jornalismo e democracia

Por Daniel Nogueira

 Publicado 05/12/2024 12:49

  • Presidente da ADJORI/SC e ADJORI Brasil, José Roberto Deschamps, abriu os trabalhos no histórico 50º Congresso da associação (Fotos: Eduardo Fronza)

Evento estadual reuniu especialistas em comunicação que debateram, com jornalistas e donos de jornais, o papel da imprensa como pilar da democracia nos cenários político, econômico e social

Em edição histórica, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI/SC) realizou o seu 50º Congresso Estadual reunindo donos de veículos de comunicação (impresso e digital), jornalistas, design gráficos entre outros profissionais ligados à área da comunicação nos dias 1º e 2 de dezembro no Hotel Faial Primes Suítes, em Florianópolis. O tema deste ano, bastante atual, debateu “O Papel do Jornalismo como Pilar da Democracia”. Logo após a fala de abertura do presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, José Roberto Deschamps, falou o senador catarinense Jorge Seif (PL), que ressaltou o papel essencial da imprensa regional no Brasil. “Os jornais do interior vão além da notícia. Eles dão voz a comunidades muitas vezes esquecidas e atuam como fiscalizadores das gestões públicas, garantindo o direito da população de saber como seus recursos estão sendo utilizados”, afirmou.

"Os jornais do interior vão além da notícia. Eles dão voz a comunidades muitas vezes esquecidas e atuam como fiscalizadores das gestões públicas", Jorge Seif
  • "Os jornais do interior vão além da notícia. Eles dão voz a comunidades muitas vezes esquecidas e atuam como fiscalizadores das gestões públicas", Jorge Seif (Fotos: Eduardo Fronza)

Em seguida, o advogado constitucionalista, professor André Marsiglia, abordou questões como o impacto da desinformação, os limites legais do direito à informação e os riscos de censura. “A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas é essencial para garantir a transparência e a pluralidade de vozes em uma sociedade democrática. O jornalismo tem o papel de mediar esse equilíbrio”, defendeu Marsiglia.

"A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas é essencial para garantir a transparência e a pluralidade de vozes em uma sociedade democrática", André Marsiglia
  • "A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas é essencial para garantir a transparência e a pluralidade de vozes em uma sociedade democrática", André Marsiglia (Fotos: Eduardo Fronza)

Kita Xavier, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), falou sobre “O papel do Crea/SC para os municípios catarinenses”. Com vasta experiência em engenharia e gestão, Xavier apresentou como a atuação do Crea/SC contribui para o desenvolvimento sustentável e a infraestrutura das cidades no estado.

"O Crea/SC trabalha para assegurar que as obras e serviços de engenharia sigam padrões técnicos e éticos", Kita Xavier
  • "O Crea/SC trabalha para assegurar que as obras e serviços de engenharia sigam padrões técnicos e éticos", Kita Xavier (Fotos: Eduardo Fronza)

Durante sua explanação, ele destacou iniciativas voltadas à fiscalização de obras, emissão de pareceres técnicos e apoio à regularização de projetos municipais, reforçando a importância da engenharia como base para o planejamento urbano e a segurança das comunidades.

Tecnlogia Digital

O ambiente digital e seus inúmeros recursos para produção de conteúdo e as possibilidades de ganhos financeiros com sites e redes sociais foi o tema trazido pelo por Marcello Natale, estrategista digital e especialista em comunicação política. Durante a apresentação, Natale abordou as mudanças no consumo de informação e as oportunidades de monetização que o ambiente digital oferece aos veículos de imprensa, especialmente no interior, por conta da credibilidade das próprias marcas.

"Os jornais regionais têm um potencial único no digital, pois conhecem a fundo as necessidades do público local", Marcelo Natale
  • "Os jornais regionais têm um potencial único no digital, pois conhecem a fundo as necessidades do público local", Marcelo Natale (Fotos: Eduardo Fronza)

Com ampla experiência em campanhas digitais e na gestão de equipes de comunicação, Marcello destacou estratégias práticas para diversificar receitas, como a utilização de plataformas de conteúdo patrocinado, marketing de afiliados e soluções inovadoras para anúncios locais. “Os jornais regionais têm um potencial único no digital, pois conhecem a fundo as necessidades do público local. O segredo está em adaptar suas ferramentas tradicionais para este novo cenário e criar soluções que conectem as comunidades aos anunciantes”, afirmou.

Bruno Camargo, advogado especializado em Direito Público e representante da Associação Brasileira de Agências de Publicidade Legal (ABRALEGAL), destacou os aspectos legais e os desafios da publicidade legal, como a regulamentação de publicações oficiais e os impactos das mudanças legislativas recentes. Já Wlamir Freitas, presidente da ABRALEGAL e diretor de operações do jornal O Otimista Brasil, trouxe uma visão prática do mercado, abordando estratégias para fortalecer o papel dos jornais regionais na divulgação de atos oficiais e reforçar sua relevância nas comunidades.

Credibilidade é o bem maior

Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa (Sebrae), Anderson Cunha provocou donos de jornais para uma reflexão da forma como conduzem hoje seus negócios. Para o palestrante, a gestão torna-se ainda mais importante na medida em que novas formas de comunicação avançam sobre o jornalismo tradicional, porém, é preciso ter planejamento e estratégia para criar os diferenciais. “Vocês têm algo que nem outro produtor de conteúdo tem: a credibilidade. É isso que vocês precisam vender quando estão diante de um cliente, mostrar a ele a relevância de ter a sua marca vinculada a um produto com credibilidade”, enfatizou Cunha.

 

"Vocês têm algo que nem outro produtor de conteúdo tem: a credibilidade", Anderson Cunha
  • "Vocês têm algo que nem outro produtor de conteúdo tem: a credibilidade", Anderson Cunha (Fotos: Eduardo Fronza)

Leo Becker, diretor criativo da Alright Media, fechou o ciclo de palestra com um tema bastante atual e inquietante a quem lida diariamente com produção de conteúdo: a “Inteligência Artificial”. Especialista em tecnologia e design, Becker apresentou como a Inteligência Artificial (IA) está transformando a produção de conteúdo e oferecendo novas oportunidades para os jornais locais se destacarem em um mercado cada vez mais digital, porém, fez questão de frisa que a Inteligência Artificial não irá substituir o jornalismo, mas potencializá-lo, especialmente em regiões onde o público demanda agilidade e relevância.

"A  Inteligência Artificial não irá substituir o jornalismo, mas potencializá-lo, especialmente em regiões onde o público demanda agilidade e relevância", Léo Becker
  • "A Inteligência Artificial não irá substituir o jornalismo, mas potencializá-lo, especialmente em regiões onde o público demanda agilidade e relevância", Léo Becker (Fotos: Eduardo Fronza)

O debate, que seguiu a palestra, reuniu questões práticas sobre a aplicação da IA em pequenas redações e o equilíbrio entre inovação tecnológica e o compromisso com a qualidade editorial. Becker reforçou a necessidade de os jornais locais adotarem gradualmente essas tecnologias para acompanhar as transformações do setor sem perder sua identidade.

Confira mais fotos do evento:

  • "Os jornais do interior vão além da notícia. Eles dão voz a comunidades muitas vezes esquecidas e atuam como fiscalizadores das gestões públicas", Jorge Seif (Eduardo Fronza)

  • "A liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas é essencial para garantir a transparência e a pluralidade de vozes em uma sociedade democrática", André Marsiglia (Eduardo Fronza)

  • "O Crea/SC trabalha para assegurar que as obras e serviços de engenharia sigam padrões técnicos e éticos", Kita Xavier (Eduardo Fronza)

  • "Os jornais regionais têm um potencial único no digital, pois conhecem a fundo as necessidades do público local", Marcelo Natale (Eduardo Fronza)

  • "Visão prática do mercado e estratégias para fortalecer o papel dos jornais regionais na divulgação de atos oficiais", Wlamir Tadeu de Freitas (Eduardo Fronza)

  • "Vocês têm algo que nem outro produtor de conteúdo tem: a credibilidade", Anderson Cunha (Eduardo Fronza)

  • "A Inteligência Artificial não irá substituir o jornalismo, mas potencializá-lo, especialmente em regiões onde o público demanda agilidade e relevância", Léo Becker (Eduardo Fronza)

  • "É importante uma abordagem ética e técnica para garantir transparência e segurança aos anunciantes e veículos", Bruno Camargo (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

  • Imagens do 50º Congresso: o Prêmio Adjori/SC de Jornalismo e Publicidade & Propaganda (Eduardo Fronza)

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