Doses para COVID-19, Tetra Viral e outras imunizações estão em falta, sem previsão de normalização.

A Prefeitura de Gaspar informou nesta segunda-feira (28) que diversas vacinas essenciais estão em falta nas unidades de saúde da cidade. O desabastecimento, segundo o órgão, decorre de dificuldades enfrentadas pelo Ministério da Saúde no processo de aquisição e envio dos imunizantes.

A vacina XBB Moderna, destinada à imunização contra a COVID-19, enfrenta desabastecimento desde agosto em sua versão multidose. Já a versão com seringa preenchida, voltada a pessoas acima de 12 anos, está em falta desde outubro. O Departamento de Proteção Nacional e Imunização (DPNI) afirmou que a primeira remessa encontra-se em fase de controle de qualidade, porém, sem previsão de entrega aos estados e municípios.

Além do imunizante contra COVID-19, outras vacinas estão indisponíveis, como a Tetra Viral e a Varicela. A vacina Tetra Viral, anteriormente usada para substituir a Varicela, também está em falta e sem data de reabastecimento. No caso da vacina contra Febre Amarela, as unidades de saúde mantêm algumas doses disponíveis, mas sem estoque de reserva. A Tríplice Bacteriana, também desabastecida, foi substituída temporariamente pela vacina Pentavalente, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde apontou atrasos de fornecedores, dificuldades na aquisição e falta de insumos como motivos para o desabastecimento. Em nota, reforçou que estão sendo adotadas medidas para regularizar o fornecimento o quanto antes.

Tags

  • covid-19
  • Gaspar
  • prefeitura de gaspar
  • saúde
  • Tetra Viral
  • vacina