Verão em SC terá dias quentes e chuva irregular, prevê Epagri/Ciram
-
Verão em SC com temperaturas elevadas e chuvas irregulares (Fotos: Divulgação )
Previsão para novembro, dezembro e janeiro inclui temperaturas acima da média, chuvas intensas em alguns períodos e eventos climáticos isolados
A previsão climática da Epagri/Ciram para os meses de novembro, dezembro e janeiro em Santa Catarina indica temperaturas acima da média histórica, com dias quentes especialmente nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. A meteorologista Marilene de Lima explica que, apesar do calor predominante, podem ocorrer episódios isolados de frio, com mínimas próximas ou abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas mais elevadas do Planalto Sul. Em dezembro e janeiro, o calor será ainda mais intenso, com vários dias consecutivos superando os 30°C.
Em relação à chuva, a meteorologista Gilsânia Cruz aponta que os volumes serão próximos da média climatológica, embora distribuídos de forma irregular, com chuvas fortes e rápidas, típicas de verão, principalmente à tarde e à noite. Eventos de chuva intensa em curto espaço de tempo, temporais com relâmpagos, granizo e ventania também são esperados. Em novembro, os acumulados devem ser de 130 a 180 mm; em dezembro, de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e no Extremo Oeste ao Litoral Norte; enquanto as demais regiões variam entre 130 a 150 mm. Em janeiro, os totais de chuva previstos variam de 140 a 200 mm em todo o estado.
Durante esses meses, as chuvas são frequentemente desencadeadas pela passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e pelos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam precipitações mais intensas, sobretudo no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Embora os ciclones extratropicais no litoral sul do Brasil devam ser menos frequentes, nevoeiros associados à baixa nebulosidade podem prejudicar a visibilidade durante noites, madrugadas e manhãs, especialmente em novembro e dezembro.
No oceano Pacífico, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) está em condição neutra, sem o suficiente resfriamento para configuração de La Niña, e deve permanecer assim no próximo trimestre.
Tags
- Calor
- Chuva
- Chuva irregular
- clima
- Previsão do Tempo
- Santa Catarina
- verão
Deixe seu comentário