Cinco candidatos discutiram saúde, educação, mobilidade e segurança, com foco em apresentar suas ideias para governar Gaspar pelos próximos quatro anos

Os cinco candidatos à Prefeitura de Gaspar tiveram mais uma oportunidade de apresentar e explicar aos eleitores suas propostas para governar Gaspar pelos próximos quatro anos. Na noite da última segunda-feira, dia 30, no auditório do Espaço Bunge Natureza, anexo ao Restaurante Questão de Gosto, Celso Zucchi (PT), Ednei de Souza (NOVO), Marcelo Brick (PP), Oberdan Barni (Republicanos) e Paulo Koerich (PL) participaram de um debate promovido pelo Jornal Metas em parceria com a Rádio 89FM e Portal Alexandre José e cobertura do Canal Valor Entrevista.

O debate foi propositivo, com poucos momentos de tensão entre os candidatos que mantiveram um comportamento equilibrado não se esquivando de responder às perguntas, no primeiro bloco, elaboradas pelo Jornal Metas e Rádio 89FM. No segundo bloco, as perguntas foram de cinco instituições representativas do município: AMPE, Sintraspug, OAB SC Seção Gaspar, Sindlojas e ACIG. No terceiro bloco, os candidatos tiveram duas rodadas de perguntas entre si.

Diretor do Jornal Metas e colunista, José Roberto Deschamps, o Beto, considerou o debate de um nível bastante elevado, com os candidatos mantendo o foco na discussão de propostas para os mais urgentes problemas enfrentados por Gaspar, principalmente nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e segurança. “É sempre importante que os meios de comunicação da cidade promovam debates, para que o eleitor possa entender melhor como candidato pretende administrar a cidade”, afirma Beto Deschamps. Para ele, o grau de envolvimento e percepção das carências da cidade por cada candidato mostrou que estamos diante de cinco candidatos preparados para governar Gaspar, e que agora caberá ao eleitor, no próximo domingo, dia 6, decidir quem tem as melhores propostas.

Beto também agradeceu a parceria da 89FM e do Portal Alexandre José, assim como dos patrocinadores que colaboraram para mais esse momento de democracia em Gaspar. Para o radialista, comunicador e proprietário da Rádio 89FM, Joel Reinert, o debate foi marcado pelo pragmatismo dos cinco candidatos. “Se por um lado se manteve um clima de extrema cordialidade entre os oponentes, certamente frustrou aquele eleitor que está em busca de subsídios para o seu voto, principalmente pela falta de um maior confronto de ideias e a subjetividade das respostas às perguntas feitas pelas editorias do Jornal Metas e Rádio 89FM, entidades ou mesmo diretamente entre os candidatos”. Reinert lembrou ainda que os grandes problemas que afligem a população gasparense e o futuro da cidade foram abordados de forma genérica. “Todos deixaram um hiato muito grande entre o que fazer e como fazer”, enfatizou. Por fim, Reinert observou que os candidatos se esforçaram para se posicionar no polarizado cenário político nacional, como se sua ideologia ou relacionamentos com entes políticos externos fosse um grande fator de sucesso para uma gestão municipal.

Alexandre José, radialista, comunicador e proprietário do Portal Alexandre José, agradeceu a parceria com o Jornal Metas e a Rádio 89FM. “Achei um debate de alto nível para podermos levar as propostas, sem maquiagem; cada candidato se preparou de uma forma e deu o melhor de si para que o eleitor pudesse naquele momento saber de fato quem é quem e dar um passo importante para a escolha do seu candidato. Gaspar está bem servida e o debate foi fundamental e de nível elevado”, concluiu.

Assista o debate completo.