Inscrições para o Fies do 2º semestre de 2024 se encerram nesta terça-feira (27)
-
Estudantes têm até esta terça-feira, 27 de agosto, para garantir sua participação (Fotos: Divulgação/MEC)
Estudantes têm até 27 de agosto para garantir participação no processo seletivo que oferece 70 mil vagas para financiamento estudantil
Estudantes interessados em obter financiamento estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta terça-feira, 27 de agosto, para se inscrever no processo seletivo referente ao segundo semestre de 2024. Podem se candidatar ao financiamento alunos matriculados em cursos superiores não gratuitos, desde que os cursos tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para esta edição, estão disponíveis 70 mil vagas, com previsão de mais 112 mil vagas ao longo de todo o ano de 2024. O edital foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 21 de agosto.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio da plataforma Fies Seleção, disponível no portal Acesso Único. Caso o candidato esteja acessando o sistema pela primeira vez, será necessário criar uma conta no portal gov.br. Após o login, utilizando CPF e senha, o estudante poderá escolher até três opções de curso, organizando-as por ordem de preferência.
Para participar, é preciso atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. A renda familiar bruta per capita do candidato deve ser de até três salários mínimos.
Candidatos que já possuem financiamentos pendentes pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo, ou que ainda estejam em período de utilização do financiamento, não poderão se inscrever.
O resultado será divulgado no dia 9 de setembro, e os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 10 e 12 de setembro. Caso sobrem vagas, o MEC utilizará uma lista de espera para novas convocações, previstas entre 16 de setembro e 29 de outubro.
Uma novidade nesta edição é a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Além disso, o Fies Social destinará 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico, que poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
O Fies, instituído em 2001, é um programa do Governo Federal que visa facilitar o acesso ao ensino superior privado através de financiamento estudantil com juros zero para os que mais necessitam. A renda familiar do candidato é um dos principais fatores que determinam a escala de financiamento.
Tags
- brasil
- Educação
- Fies
- Inscrições
- MEC
Deixe seu comentário