Podem inscrever seus animais, donos que comprovem baixa renda

A Prefeitura de Gaspar vai abrir um cadastro temporário para castração e microchipagem gratuitas de cadelas e gatas. Isto vai acontecer durante a 9ª Cãominhada, que acontece na Arena Multiuso na manhã do próximo domingo, dia 25. O cadastro presencial pode ser feito a partir das 8h. 

O programa de castração gratuita, iniciado em julho deste ano, já atendeu mais de 420 animais. A expectativa é que 600 cadelas e gatas passem pelos procedimentos. Para oferecer os serviços gratuitos ao donos de animais, a Prefeitura conta com uma emenda parlamentar de R$ 200 mil. O atendimento é feito em quatro clínicas credenciadas no município. O objetivo é controlar a população de animais na cidade, combatendo a procriação indesejada e o abandono pelas ruas.

As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas disponíveis. Após o cadastro, a Secretaria de Planejamento Territorial realizará uma triagem para verificar o cumprimento dos critérios estabelecidos, entre eles a comprovação de baixa renda do tutor proprietário do animal. Em seguida, os tutores dos animais selecionados serão contatados para agendamento da castração.

Para mais informações, a Diretoria de Bem-Estar Animal disponibiliza o número de WhatsApp: (47) 3091-2179. Além do cadastro presencial, os tutores também podem realizar o cadastro online por meio do link: bit.ly/CastracaoGaspar.

Critérios para castração gratuita:

- Animais sob cuidados de tutores de baixa renda (comprovação por documento emitido pela Secretaria de Assistência Social do Município, CADÚnico, ou declaração salarial de até 3 salários mínimos);
- Animais sob cuidados de entidades protetoras com endereço em Gaspar (declaração de responsabilidade da entidade protetora AGAPA/ABRIGO residentes no município);
- Animais adotados de entidades de proteção a partir da data de publicação deste edital (declaração de adoção da entidade doadora);
- Animais em situação de abandono ou comunitários (anexar imagem do animal junto ao comprovante de residência);
- Animais de famílias de pequenos agricultores residentes na área rural do município (declaração da Secretaria de Agricultura da condição de pequeno produtor rural).