A ação resultou, até o momento, em 18 prisões e apreensão de drogas e armas em várias cidades de Santa Catarina, incluindo Blumenau

Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR) e da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM), ambas ligadas ao Departamento de Investigação Criminal, deu início à operação "Decreto Final". O objetivo é desarticular uma organização criminosa de âmbito estadual, envolvida em crimes como roubos, tráfico de drogas e homicídios, operando tanto dentro quanto fora dos presídios.

A operação foi deflagrada por volta das 6h e contou com a participação de 65 policiais civis. Foram emitidos 21 mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram nas cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Santa Cecília, Rio do Sul, Trombudo Central e Lages.

A investigação começou após a prisão de um suspeito em janeiro de 2023, envolvido em um roubo a uma farmácia na Rua Nereu Ramos, em Blumenau. O aprofundamento das investigações revelou que o indivíduo tinha uma posição de destaque na organização criminosa, especialmente no núcleo de Indaial. Outros membros da facção, com diversas passagens policiais, também foram identificados.

Além do trabalho da Polícia Civil, a operação contou com o apoio da Polícia Penal, que coordenou a execução de mandados de busca e apreensão em celas de presídios em Blumenau e Lages. Até o momento, 18 mandados de prisão foram cumpridos, com duas pessoas presas em flagrante. Drogas, uma arma de fogo e outros objetos relevantes para a investigação também foram apreendidos.

Tags

  • blumenau
  • Decreto Final
  • investigação
  • Mandado de prisão
  • polícia civil