Ensino do futuro coloca Gaspar no topo da educação no País
-
Professores e funcionários da Secretaria de Educação na Google, em São Paulo, para receber o prêmio (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Utilizando a tecnologia no ensino Infantil e Fundamental desde 2020, Gaspar foi reconhecida como uma das três cidades do país "Referência Google For Education"
Os dias atípicos vividos em 2020 e 2021, quando medidas sanitárias e de restrição de circulação de pessoas precisaram ser tomadas para o controle da Covid-19, impactaram numa área fundamental para o desenvolvimento do país: a educação. Uma realidade dura principalmente para as crianças, como revelado numa pesquisa do Datafolha encomendada pela Fundação Lemann e Instituto Natura na época da pandemia. Dentre pais, responsáveis e jovens entrevistados, 44% afirmaram se sentir tristes, 38% tiveram medo e 34% perderam o interesse na escola. A realidade pandêmica impôs a ruptura da proximidade aluno-escola e houve a necessidade de se buscar novas ferramentas de aprendizado.
-
Professores e funcionários da Secretaria de Educação foram a São Paulo para receber a premiação (Fotos: DIVULGAÇÃO PMG)
A Prefeitura de Gaspar agiu rápido e encontrou na parceria do Google, a gigante mundial do se-tor de tecnologia, a solução para enfrentar o momento sem grandes perdas qualitativas de ensi-no. A plataforma Google For Education foi implantada na rede de ensino em maio de 2020, e se tornou uma ferramenta fundamental, ampliando as ações voltadas ao ensino remoto e auxiliando os alunos da rede municipal de ensino na rotina diária de estudos durante o enfrentamento da Covid-19.
Todavia, mais do que isso, a ferramenta estabeleceu um marco divisório entre o aprendizado tradicional e o digital, permitindo a alunos e professores experimentarem um terreno novo e pouco explorado: o do aprendizado de base à distância. A ferramenta de apoio educacional veio e ficou de vez para auxiliar na produtividade, aumentar as oportunidades de pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade.
-
Em 2022, um grupo de alunos foi convidado a conhecer a sede do Google no Brasil (Fotos: DIVULGAÇÃO PMG)
O Projeto de Transformação Digital se transformou numa iniciativa de vanguarda e que, no últi-mo dia 2 de agosto, teve o reconhecimento nacional com Gaspar recebendo o prêmio de “Muni-cípio de Referência Google for Education”. A cerimônia ocorreu na sede do Google Brasil em São Paulo, e destacou a excelência da cidade “Coração do Vale” no uso de tecnologias educacionais.
Gaspar é a primeira cidade de Santa Catarina e a terceira do Brasil a receber o certificado. O prê-mio é resultado do projeto iniciado em 2020, em parceria com a Colaborativa, e que não pode mais ser dissociado do aprendizado dos 9 mil estudantes da rede de ensino municipal, assim co-mo na atualização de educadores e funcionários. Sete escolas da rede municipal também foram reconhecidas como “Escolas de Referência Google for Education”: Norma Mônica Sabel, Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss, Zenaide Schmitt Costa, Luiz Franzói, Ferandino Dagnoni, Professor Vitório Anacleto Cardoso e Professor Olímpio Moretto.
-
A Prefeitura adquiriu 775 Chromebooks (Fotos: DIVULGAÇÃO PMG)
Chromebooks
Para que o Google For Education pudesse ser viabilizado, a Prefeitura de Gaspar investiu mais de R$ 2 milhões na compra de 775 chromebooks que foram entregues para as instituições de ensino da rede municipal. Os equipamentos são utilizados como uma espécie de laboratório de informá-tica móvel, integrado à rotina escolar dos profissionais da educação e dos estudantes.
Do total de chromebooks adquiridos, 425 são de uso exclusivo dos professores e 320 dos alunos, por meio dos laboratórios de informática móveis. O chromebooks são utilizados para pesquisas educacionais. Com agilidade, possibilitam de forma rápida e prática o acesso à conexão com o mundo e seu vasto repertório de pesquisas desenvolvidas orientadas pelos professores. Existem alguns aplicativos do chromebook que acabam sendo os mais utilizados, como o Google Classroom, Google Documentos e o aplicativo de inteligência artificial Gemini. O professor pode, por exemplo, solicitar o uso do equipamento e utilizar em sala de aula conforme a necessidade. O aluno poderá manusear o chromebook sem ter que esperar que o colega libere o equipamento, já que há unidades disponíveis para todos os alunos em sala de aula. Uma verdadeira revolução no ensino em Gaspar.
Aulas mais atrativas
“Os principais resultados são aulas mais atrativas e disruptivas, onde o estudante está engajado na busca do conhecimento e motivado a aprender. Paralelo a isso, temos professores capacitados com as ferramentas tecnológicas e em consonância com os desafios do século XXI”, afirma Maicon de Borba diretor geral Pedagógico da Secretaria de Educação.
O CEO da Colaborativa, Beni Kuhn, e o Head do Google for Education na América do Sul, Alessandro Leal, destacaram a importância do reconhecimento, que valoriza a utilização eficaz das ferramentas Google para transformar a educação e apoiar o desenvolvimento de alunos e professores.
Para o estudante Oziel Júnior, tutor do Google For Education em Gaspar, o programa só trouxe benefícios para sua vida. “Além de aprender mais sobre tecnologia, agora posso ajudar várias pessoas no dia a dia. Agora eu sei mexer mais com os recursos tecnológicos e consigo ajudar os professores também. Isso também é bom pra minha aula e para os meus trabalhos”, enfatiza.
-
A terceira turma de tutores, formada em abril de 2024 (Fotos: DIVULGAÇÃO)
O professor de Língua Portuguesa Joilson Vasquez Couto, da Escola Luiz Franzói, lembra que a pandemia forçou os educadores a repensar a forma como ensinavam. “Foi neste contexto que o Google For Education se tornou um parceiro fundamental, que nos ensinou muitas ferramentas para transformar nossas aulas tradicionais em experiências de aprendizagem mais dinâmicas e engajadoras. Os resultados são surpreendentes, os alunos se tornaram mais pró-ativos, mais criativos e mais colaborativos. Fica claro que usando as ferramentas do Google For Education, a aprendizagem ativa é a estratégia mais eficaz para a educação”, opina.
O professor de História Jael Jaime Rainert, da Escola Norma Mônica Sabel, admite que a pandemia pegou todos de surpresa, mas Gaspar rapidamente se adaptou com a ferramenta do Google. “Passada a pandemia, a tecnologia não foi retirada, pelo contrário, continuou fazendo parte da realidade das nossas aulas. Conseguimos realizar atividades inovadoras e que chamou muito atenção dos alunos. Há quatro anos, o nosso desafio era produzir um bom material e saber como fazer chegar aos alunos que estavam em casa, hoje a tecnologia é o assunto do momento com a Inteligência Artificial (IA) e como elas podem ajudar os professores a elaborar um bom conteúdo e como os alunos também podem usá-la. A gente não pode ignorar o que dá certo em sala de aula, mas também devemos ficar atentos ao que a tecnologia pode nos trazer”, finaliza.
Prefeito destaca o esforço coletivo
O prefeito Kleber Wan-Dall destacou o esforço coletivo dos educadores e profissionais envolvidos no projeto. “Este reconhecimento reflete o empenho dos nossos educadores e a integração das tecnologias educacionais do Google, que prepara nossos estudantes para o futuro”.
Ele lembra que a educação está em constante desenvolvimento e aprendizado, e que a Prefeitura vai continuar buscando novas possibilidades a ofertar, como o futuro centro tecnológico de Gaspar, a Fábrica, que está em processo de finalização de obra. “Com toda a certeza, ampliará a imersão em novas tecnologias aos estudantes”.
Wan-Dall destacou ainda o atual momento da educação de Gaspar. “O futuro chegou e é agora. Estamos preparando nossa educação para ser referência em níveis de tecnologia, onde podemos mostrar que de fato é possível construir a transformação digital na educação. Com certeza vamos colher, no futuro, ótimos frutos na aprendizagem dos estudantes da nossa rede”, finalizou o prefeito.
“O prêmio significa que o Google escolheu somente três cidades do Brasil, entre mais de 5 mil, para dizer como deve ser o modelo do uso da tecnologia nas escolas. Nós saímos do tempo do giz e do quadro negro para nos conectarmos ao século 21.
-
A comemoração de professores e funcionários da Secretaria de Educação de Gaspar (Fotos: DIVULGAÇÃO PMG)
Deixe seu comentário