Objetivo é frear o crescimento da população de cães e gatos

A Prefeitura de Gaspar deu início, no último dia 5, a uma campanha de castração e microchipagem gratuita para cadelas e gatas. O objetivo é controlar a população animal e combater o abandono. Mais de 600 vagas estão sendo oferecidas para famílias de baixa renda que tem animais domésticos.
Financiada por uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, a ação será realizada em quatro clínicas credenciadas na cidade. Os tutores de animais interessados devem residir em Gaspar e comprovar renda familiar de até três salários mínimos, seja através do Cadastro Único (CadÚnico) ou outros documentos emitidos pela Secretaria de Assistência Social.
Além dos animais domésticos, a campanha também abrange animais sob cuidados de ONGs e protetores independentes registrados, animais de pequenos agricultores da área rural e animais adotados recentemente. O objetivo é evitar a procriação indesejada e reduzir o número de animais abandonados, promovendo ao mesmo tempo a saúde e bem-estar dos pets.

Triagem
Para participar, os tutores devem passar por um processo de triagem realizado pela Secretaria de Planejamento Territorial, que verificará se todos os critérios estão sendo atendidos. Após a aprovação, a castração será agendada.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria de Bem-Estar Animal pelo WhatsApp: (47) 3091-2179 ou acessar https://bit.ly/CastracaoGaspar para mais detalhes.

 

 

Critérios para participar


Famílias que comprovem baixa renda por documentos emitidos pela Secretaria de Assistência Social, Cadastro Único (CadÚnico), ou declaração salarial de até três salários mínimos;

ONGs e Protetores Independentes registrados e com endereço no município;

Pequenos Agricultores que residem na área rural do município, com declaração da Secretaria de Agricultura e Aquicultura;

Animais adotados a partir da data de publicação do edital, com declaração de adoção;

Animais em situação de abandono ou comunitários com comprovação por imagem e endereço.