Programa do MPSC vai aos abrigos de jovens em SC
-
Curso de costura para as adolescentes abrigadas (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Novos Caminhos leva aos adolescentes profissionalização e às crianças educação, saúde e meio ambiente
Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do senso criativo e agregar conhecimento sobre o meio ambiente para os jovens, o Programa Novos Caminhos, que atende crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento, promoveu oficinas de artesanato e criatividade nos dias 24 e 25 de julho.
Na primeira ação, que aconteceu na quarta-feira (24), no laboratório de costura do SENAI Blumenau, o Clube dos Anjos, de Pomerode, criado em parceria com a Karsten, ofereceu uma oficina de artesanato, na qual os participantes exploraram suas habilidades criativas e desenvolveram novas técnicas de artesanato com foco na sustentabilidade e reutilização de materiais. Com a interação dos adolescentes com 12 voluntárias do clube, os jovens aprenderam a confeccionar ecobags. Ao final da atividade, as voluntárias do Clube dos Anjos presentearam os participantes com uma manta, feita pela própria associação de Pomerode.
Na quinta-feira (25), a oficina “Nosso Planeta, Nossa Casa” recebeu crianças de oito a 11 anos. A professora voluntária, Rúbia de Souza, apresentou algumas formas de cuidar do planeta e garantir um futuro mais verde. Através de uma abordagem didática, as crianças aprenderam sobre sustentabilidade, utilizando uma cartilha que destacou como cada um pode fazer a diferença. Com muita interação na atividade, os participantes foram ensinados sobre a importância de preservar o meio ambiente de forma acessível e prática. Também no dia 25, desta vez à noite, o Programa Novos Caminhos no Vale do Itajaí promoveu a oficina “Saúde Mental”, na qual o Serviço de família Acolhedora de Apiúna, Ascurra e Rodeio recebeu dois voluntários da Empresa Cia. da Meia, que abordaram a inteligência emocional às famílias participantes.
Idealizado pelo Tribunal de Justiça de SC, inicialmente em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a FIESC, o programa Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e empregabilidade a jovens que vivem nas 229 instituições de acolhimento do estado. Aos maiores de 14 anos disponibiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14 prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Deixe seu comentário