Com a previsão de chuvas amenizada, as equipes retornaram a seus quartéis, mas permanecem em alerta

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) desmobilizou neste domingo (14) as cinco equipes de Força-Tarefa e a aeronave Arcanjo-03 que estavam em Rio do Sul, após as previsões climáticas mostrarem uma melhora significativa. As equipes, inicialmente mobilizadas na sexta-feira (12) por determinação do Governo do Estado, estavam de prontidão devido às previsões de altos volumes de chuva na região do Alto Vale do Rio Itajaí.

As equipes especializadas em busca e resgate em enchentes e enxurradas, provenientes de Curitibanos, Canoinhas, Balneário Camboriú e Itajaí, se apresentaram no sábado e ficaram em alerta. Além disso, unidades de Lages, Blumenau, Florianópolis e São José estavam em sobreaviso. No total, 37 bombeiros e a tripulação do Arcanjo-03 participaram da operação.

“Neste domingo, o Corpo de Bombeiros Militar desmobilizou o efetivo que estava de prontidão na sede do 15º Batalhão, em Rio do Sul, tendo em vista a melhora da condição climática e a mudança de previsão de chuvas para a região. Mesmo com a desmobilização, seguimos atentos para o pronto atendimento à população”, afirmou o subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Jefferson de Souza.

Durante o período de prontidão, não houve necessidade de acionamento para ocorrências relacionadas às chuvas na região. A rápida resposta e a prontidão das equipes do CBMSC reforçam o compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar da população catarinense, demonstrando que estão sempre preparados para agir em situações de emergência.

Com a melhora nas condições climáticas, os bombeiros retornaram a seus quartéis de origem, mantendo-se em estado de alerta para qualquer eventualidade futura.