logo RCN

Ultimas :

28/09/2024 01:14
Geral

Osmar: 50 anos de empresa

Por Alexandre Melo

 Publicado 04/07/2024 02:34  – Atualizado 04/07/2024 15:20

  • a (Fotos: a)

Colegas de trabalho do Grupo Lince prestaram uma homenagem ao colaborador nesta quarta-feira (3)

Um início de expediente diferente nesta quarta-feira, dia 3, na Lince. Os colaboradores interromperam suas atividades para homenagear o colega Osmar Hostin, que completou 50 anos de empresa. A celebração teve o fator surpresa, com a presença dos familiares, esposa, filhos e netos do homenageado, o que tornou o momento ainda mais especial. “Eu não estava esperando essa surpresa, nem desconfiei, mas estou muito feliz, contente pela lembrança, também pela minha família que veio e por todos os amigos de trabalho”, resumiu, emocionado, Osmar, um funcionário exemplar para a empresa e espelho para os jovens colegas de trabalho que participaram da confraternização.


Osmar é hoje Assessor de Negócios do Grupo Lince, por isso passa boa parte do tempo se movimentando de uma cidade para outra no Vale do Itajaí, onde a Lince possui imóveis e áreas de reflorestamento. Uma função bem diferente do começo, em 1974, quando foi admitido na função de office boy com apenas 15 anos. Hoje, seu Osmar se diz feliz e recompensado com o que faz.

a
  • a (Fotos: a)


“É um trabalho muito gratificante, porque conheci muitas pessoas nesse novo caminho que eu tomei dentro do grupo, realmente é uma grande alegria estar completando 50 anos de empresa”, afirmou. Quando seu Osmar começou na Círculo, em 1974, a função que exerce hoje no Grupo Lince nem existia. Eram tempos diferentes.

a
  • a (Fotos: a)


Ele trabalhou em outros departamentos administrativos da Círculo, entre eles o Recursos Humanos. Osmar recorda que, na sua época, os trabalhadores tinham por hábito permanecer mais tempo nas empresas. “Não é como hoje, que as pessoas trocam de emprego como se bebe um copo d´água. Naquela época, vestíamos a camisa da empresa e permanecia por muito tempo”, observa.
Osmar diz sentir orgulho de ter trabalhado dois anos com o fundador da Círculo. “Tenho muito orgulho de ter sido colega de trabalho do seu Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz. Foi uma grande pessoa, um patrão correto”, enfatiza. A família, segundo Osmar, foi a principal base de sustentação para que se mantivesse por tanto tempo num único emprego.


E aí existe uma curiosidade, já que seu Osmar e a esposa Marlene de Souza e Silva, com quem está casado há 37 anos, são pais de dez filhos, mas apenas dois são biológicos. Depois do nascimento das duas primeiras filhas, Osmar e Marlene decidiram adotar crianças. E foi graças ao trabalho na Círculo e depois no Grupo Lince que ele conseguiu formar essa grande família e dar o sustento e a educação para que todos pudessem seguir seus próprios caminhos. A primogênita tem 35 anos e o mais jovem adotivo 24 anos.

a
  • a (Fotos: a)

Gratidão

Dona Marlene resume numa palavra os últimos 50 anos: gratidão”. Nos momentos difíceis, a empresa sempre nos apoiou, senão tivesse esse acolhimento nós nãos estaríamos aqui hoje celebrando essa data”, resume Marlene.


Ela recorda que houve momentos em que o marido precisou faltar ao trabalho para levar os filhos ao médico e a empresa compreendeu essa situação e esteve ao lado do funcionário. Em contrapartida, a esposa recorda que Osmar não tinha horário para entrar nem sair da empresa.


Sobre os filhos adotivos, ela diz que tudo é dom. “Quando Deus te dá um dom, ele também te dá força para lutar e conquistar aquilo que se propõe. Eu sempre digo para os meus filhos que dinheiro nunca foi problema, não que a gente não tenha passado dificuldades, mas não era motivo para desanimarmos, graças a Deus a nossa família foi sempre muita unida”. E isso, segundo dona Marlene, refletiu na carreira que Osmar trilhou dentro do Grupo Lince.

a
  • a (Fotos: a)


Ela revela que o casal sempre quis ter filhos adotivos, antes mesmo do casamento, mas nunca foi atrás de crianças. “Todos os meus filhos adotivos foram colocados na porta da minha casa. Alguns pela própria Justiça, por um período curto, mas que acabaram ficando para sempre na casa do casal Hostin, e outros que foram deixados na porta da casa e que dona Marlene e seu Osmar adotaram. A primogênita tem 35 anos e o adotivo mais jovem 24 anos. Três filhos adotivos têm a mesma idade.


Presidente do Grupo Lince, Leopoldo Adolfo Schmalz, parabenizou Osmar pelos 50 anos de empresa e lembrou que os dois têm muitas histórias. “É muito legal ter histórias, amigos companhias antigas e, no fim da vida, rever essas histórias e amizades”, concluiu.

  • a (a)

  • a (a)

  • a (a)

  • a (a)

  • a (a)

  • a (a)

  • a (a)

Deixe seu comentário

Mais lidas