Santa Catarina lidera investigados na Operação Lesa Pátria
-
Operação Lesa Pátria (Fotos: Divulgação PF)
PF cumpre 19 mandados em SC em Investigação que busca responsabilizar os envolvidos nos ataques em 8 de janeiro de 2023
A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira (20), a 28ª fase da operação Lesa Pátria. A ação tem por objetivo, identificar todas as pessoas envolvidas na invasão ao Palácio do Planalto, congresso nacional e Supremo Tribunal Federal, nos ataques em 8 de janeiro de 2023. De acordo com as investigações, já foram contabilizados R$ 40 milhões de prejuízo ao patrimônio público. A Operação reforça atualizações periódicas do número de mandados judiciais cumpridos. Ao todo já foram 15 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Santa Catarina, 2 em Goiás e 2 no Mato Grosso do Sul. Também estão sendo realizados os mandados de busca pessoal, totalizando 12, com Santa Catarina liderando com 8. memória registrada ficou marcada pelas imagens de manifestantes vandalizando as sedes dos três poderes em Brasília. De acordo com o relatório produzido pelo interventor Ricardo Capelli, as ações foram organizadas em um acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército. Ainda de acordo com as investigações, no dia do ato, nove comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal estavam de férias ou de licença.
-
PF deflagra a 28ª fase da Operação Lesa Pátria (Fotos: Foto: PF)
O Secretário de Segurança do DF na época, Anderson Torres, coincidentemente também estava de recesso. Anderson é o principal suspeito de ter colaborado e facilitado a ação. A Polícia Federal chegou a cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de Anderson Torres. Durante a ação, foi encontrada uma minuta de um golpe de Estado, em um documento ainda em rascunho de um decreto para mudar o resultado das eleições presidenciais de 2022.
Em maio de 2023 uma CPMI foi instaurada visando apurar os acontecimentos dos atos. O relatório final, aprovado em outubro, pediu o indiciamento de 61 pessoas. O ex-presidente, Jair Bolsonaro estava entre os indiciados, além de um possível financiador de Santa Catarina. Entre os denunciados ainda estão militares do alto escalão e ex-assessores de Jair Bolsonaro.
-
PF deflagra a 28ª fase da Operação Lesa Pátria (Foto: PF)
Tags
- Operação Lesa Pátria
- PF
Deixe seu comentário