Emoções e recordações no reencontro dos ex-alunos da professora Herondina
-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
Ex-alunos e familiares da professora Herondina Furtado voltaram a se encontrar em Gaspar
-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
Por iniciativa de dois ex-alunos, promove-se um encontro anual. No primeiro deles, em 2019, a professora Herondina, na época com 89 anos compareceu, junto com os seus familiares.
Também participou no segundo em 2022, e no terceiro em 2023, já que em 2020 e 2021 a pandemia não permitia encontros com mais de 20 pessoas.
No início deste ano, os ex-alunos cogitaram adiar o quarto encontro, marcado para este mês, em função da piora no estado de saúde da ex-professora. Ela acabou não resistindo e faleceu no começo do ano.
Como forma de continuar homenageando a primeira professora, o grupo decidiu manter o encontro e, com a autorização dos familiares, o evento foi realizado no Clube Santo André, no bairro Santa Terezinha, em Gaspar. Compareceram cerca de 75 pessoas, entre ex-alunos e familiares. A família da ex-professora Herondina se fez presente.
-
A professora Herondina (E) e a homenagem no primeiro encontro em 2019 (Fotos: Divulgação)
A professora Herondina (E) e a homenagem no primeiro encontro em 2019
As boas memórias revividas durante o encontro também alimentaram a saudade daquela época nos coraç]oes dos ex-alunos. “Dona Herondina foi uma professora rígida, mas também uma verdadeira “mãezona” de todos nós, sempre tratando os alunos com muito cuidado e carinho”, recorda-se Osni de Oliveira, hoje diretor do Grupo Lince. Foi ele quem, ao lado do primo Calinho Werner, organizou o primeiro encontro. “Nosso objetivo foi reunir os ex-colegas de classe e homenagear e agradecer à nossa primeira professora”, explica Oliveira.
A ideia, conta o ex-aluno, surgiu quando ele foi visitar Calinho no hospital, em 2019. “Muitos dos ex-alunos não se viam há anos. Fomos nos reencontrando pelas redes sociais. Tivemos receio de como a ideia seria recebida, mas todos ficaram muito empolgados e depois do primeiro, decidimos realizar o encontro todos os anos”. Além de ex-alunos de Gaspar e Ilhota, o encontro trouxe a Gaspar ex-alunos que hoje moram em Blumenau, Joinville, Balneário de Camboriu, Luiz Alves e até Curitiba-PR.
-
Familiares da professora Herondina compareceram (Fotos: fotos: divulgação)
O filho mais novo de sete irmãos da ex-professora, Volnei Márcio Furtado, disse que todos ficaram muito orgulhosos, honrados e emocionados com o encontro já que faz apenas alguns meses que sua mãe partiu.
Herondina nasceu no dia 5 de março de 1930, no Braço do Baú, em Ilhota. Filha de Manoel Mendes e Leontina de Souza Mendes, traz no DNA a paixão por lecionar. Duas de suas tias - Judite e Maria - também eram professoras em Ilhota. Herondina concluiu os estudos em Itajaí, em 1947.
Um ano depois, em março de 1948, ela iniciou no magistério, na Escola do Braço do Baú, onde deu aulas por 26 anos. Herondina se aposentou em 1974 e mudou-se para Gaspar. A professora foi casada com José Pereira Furtado, com quem teve sete filhos.
-
Momento para reviver o passado entre os ex-colegas de classe (fotos: divulgação)
-
Familiares da professora Herondina compareceram (fotos: divulgação)
-
A professora Herondina (E) e a homenagem no primeiro encontro em 2019 (Divulgação)
-
Encontro de ex-alunos da Professora Herondina (FOTO DIVULGAÇÃO)
-
Encontro de ex-alunos da Professora Herondina (FOTO DIVULGAÇÃO)
Deixe seu comentário