Faturas emitidas entre 7 e 15 de maio estão com problemas no código de barras

O consumidor de Gaspar e do restante de Santa Catarina tem encontrado muitas dificuldades em acessar o novo sistema digital da Celesc, o Conecte (conecte.celesc.com.br), que entrou em operação há cerca de um mês. Em comunicado, a estatal admitiu que as faturas geradas pelos sistema entre os dias 7 e 15 de maio apresentaram erro no código barras. Para esses casos, um nova fatura será emitida, com prazo de 60 dias para pagamento. A Celesc garante que não haverá suspensão do fornecimento de energia neste período. 

O Conecte foi implantado com a finalidade de garantir mais eficiência e menos burocracia para os consumidores. Entre as facilidades está a de pagamento da fatura via pix. Porém, nestes 30 dias, o novo sistema tem se mostrado instável, deixando os consumidores sem saber como quitar a fatura do mês. 

A empresa alega que os problemas são fruto da migração migração de todas as informações e serviços de uma plataforma para outra. Confira, abaixo, o comunicado da Celesc na íntegra:

O novo aplicativo está disponível gratuitamente para celulares e tablets que utilizem os sistemas iOS ou Android. Ao acessar o App antigo, o cliente verá uma pop-up clicável, direcionando-o à loja de aplicativos, onde poderá baixar a versão mais recente do Conecte. O aplicativo antigo deverá ser desinstalado para garantir uma nova experiência com o Conecte.

Para o primeiro acesso, o consumidor vai precisar atualizar seus dados cadastrais, podendo fazer isso através do call center (0800 048 0120), chat online (WhatsAPP) ou visitando uma das lojas de atendimento presencial. Porém, a estatal está orientando as pessoas que somente se dirijam às lojas físicas em caso de extrema necessidade, pois o tempo de espera para atendimento tem sido longo.

"Estamos cientes de que faturas emitidas entre os dias 7 e 15 de maio foram geradas com problemas no código de barras. Para esses casos serão emitidas e entregues novas faturas com nova data de vencimento e não serão cobrados juros/multas.

Informamos que as lojas de atendimento estão recebendo grande volume de pessoas. Por isso recomendamos aos clientes enquadrados nestas situações que evitem o atendimento presencial.

Esclarecemos, ainda, que neste mês de maio a Celesc não fará a suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento das unidades consumidoras.

A Celesc sugere que os consumidores emitam a segunda via por WhatsApp (48) 99860-0067 e pelo Call Center – 0800 048 0120, que funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana.

Reforçamos que o atendimento presencial deve ser procurado apenas em situações muito necessárias.

A Celesc continua trabalhando dia e noite para resolver todos os casos e oferecer o melhor serviço possível à sociedade."