Bovinocultura vem experimentando um crescimento nos últimos anos em Gaspar
Gaspar é uma cidade com agricultura forte, com destaques para a produção de arroz e criação de tilápias. Porém, a pecuária também tem avançado na área rural da cidade, principalmente a bovinocultura de corte. Números da Prefeitura, mostram que a atividade movimentou cerca de R$ 8 milhões em 2023. São cerca de 100 pecuaristas especialistas na criação e comércio de gado de corte, responsáveis por um rebanho de aproximadamente 12 mil cabeças. A genética tem ajudado os criadores a produzirem animais mais resistentes, pesados e de carne mais saborosa. Entre as raças que se destacam está a Nelore, Braford, Brahman, Hereford e Red Angus.
Facilitadora do melhoramento genético e do cruzamento das espécies, a inseminação artificial é ofertada gratuitamente aos criadores pela Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura. “Hoje atendemos em plantão; o animal entrando no período fértil, realizamos a inseminação em menos um dia, não importa se é feriado ou final de semana”, explica o atual titular da secretaria, Djonathan Custodio.
O recurso da inseminação artificial permite ao produtor obter o melhoramento genético do seu rebanho a partir da cobertura de um bom touro reprodutor e controlar fatores como o período de nascimento dos animais. Isso reduz o custo da aquisição de touros com boa genética, ou seja, a compra se limita ao semên do animal.
O pecuarista e veterinário gasparense Jeferson Zimmermann, o Kuko, proprietário da Fazenda Zimmermann, é um dos produtores que utiliza da inseminação artificial para melhoria genética do rebanho. “Apesar de dificultar o manejo do rebanho, as vantagens de realizar a inseminação são muito maiores, principalmente na genética e na inseminação em lote. Como nosso rebanho é puro, é indispensável à inseminação, principalmente por causa dos acasalamentos dirigidos”, observa o pecuarista. Na Fazenda Zimmerman, segundo Kiko, é também feita a venda de sêmen quanto se tem um touro reprodutor de boa genética. Por ser considerada uma propriedade modelo na criação de gado, 13 animais da Fazenda Zimmerman, entre eles o touro ‘Caudilho Da Dihelo’, da Raça Braford, e algumas das filhas do reprodutor vão estar em exposição na 20ª ExpoFeira, que acontece de 20 a 23 de junho 2024, na Arena Multiuso, em Gaspar.
Números
Em 2022, o rebanho bovino brasileiro era de cerca de 235 milhões de cabeças, uma alta de 4,3% em relação a 2021. Os dados constam da Pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2022 divulgada, em setembro de 2023, pelo IBGE. A pesquisa englobou os efetivos da pecuária dos municípios, dados da produção de origem animal e o valor referentes a 2022.
Mato Grosso lidera o rebanho bovino com 34,2 milhões de cabeças, ou 14,6% do efetivo nacional. Em seguida veio o Pará (10,6%) ultrapassando Goiás (10,4%). No ranking municipal, São Félix do Xingu (PA) manteve a liderança, alcançando 2,5 milhões de cabeças.
Deixe seu comentário