Bovinocultura movimenta cerca de R$ 8 milhões em Gaspar
-
Bovinocultura em Gaspar (Fotos: Foto: Divulgação PMG)
Produção levantou o considerável montante
Gaspar segue sendo uma cidade que desenvolve e fomenta a produção de mercadorias agrícolas. Já conhecida, principalmente pela produção do arroz e da tilapicultura, outro setor que tem bastante destaque na economia da cidade é a pecuária. A bovinocultura, voltada para a produção de animais para corte, já movimentou cerca de R$ 8 milhões somente em 2023. Atualmente, o município conta com aproximadamente 100 pecuaristas especializados. A estimativa é que hoje, o rebanho bovino em Gaspar tenha cerca de 12 mil animais.
Um dos facilitadores desse melhoramento genético e do cruzamento das espécies é a inseminação artificial, serviço ofertado de forma gratuita pela Secretaria de Agricultura e Piscicultura de Gaspar. Na inseminação o produtor consegue melhorar geneticamente, controlar fatores como o período de nascimento dos animais e reduzir o custo da aquisição de touros com uma boa genética.
Kuko, pecuarista e veterinário de Gaspar, proprietário da Fazenda Zimmermann, afirma que também utiliza da inseminação artificial no seu rebanho. “Apesar de dificultar o manejo do rebanho os prós de realizar a inseminação são muito maiores, principalmente na parte genética e na inseminação em lote. Como nosso rebanho é puro, é indispensável à inseminação, principalmente por causa dos acasalamentos dirigidos. Na fazenda tanto compramos a o sêmen quanto temos o nosso próprio touro reprodutor, que aliás, estará exposto na expo feira nesse ano”.
O destaque para a cultura fica para a 20ª edição da Expo Feira, realizada entre os dias 19 a 23 de junho. Serão mais de 400 animais, incluindo bovinos, caprinos, ovinos, equinos e aves, além do julgamento de raças bovinas, normalmente utilizadas para o corte. O espaço também conta com palestras e demonstrações para os pecuaristas, abordando temas diretamente relacionados a bovinocultura.
Deixe seu comentário