Objetivo da campanha é conscientizar a comunidade sobre a prevenção do abuso sexual infantil

Foi realizado nessa quarta-feira (29), às 16h na Praça Getúlio Vargas, uma ação da Campanha Maio Laranja. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e enfrentamento à violência e ao abuso sexual na primeira infância. Além de mobilizar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar do município registrou, somente nesse ano, 52 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Gaspar. 

A Secretaria de Educação também participou da campanha, realizando uma palestra com a autora Carolina Arcari na terça feira (14), e o autor e Dr. Guilherme Schelb na sexta (17). Carolina é escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP. Guilherme é Procurador da República, especialista em Segurança Pública, Infância e Educação.

Maio se tornou o mês nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Perante a Lei Nº 14.432, instituída para a campanha Maio Laranja, a ser realizada anualmente em todo o território brasileiro.

As ações realizadas anualmente, promovem a conscientização do público sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de expor e reforçar fatores de risco e meios que podem ocorrer à violência sexual. A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Como denunciar

As denúncias podem ser feitas através do Disque 100 ou 180, também pelo telefone do Conselho Tutelar (47) 3091-2308 ou (47) 99930-2722 ou diretamente com o Ministério Público (47) 3703-3844. A denúncia é anônima.