logo RCN

Ultimas :

28/09/2024 01:21
Geral

Vacinação Monovalente contra Covid está disponível no município

Por Victor Hugo

 Publicado 28/05/2024 15:24  – Atualizado 28/05/2024 15:28

  • Governo Federal (Fotos: Foto: Divulgação)

Grupos prioritários podem se vacinar em todas as ESFs

Começou nesta segunda-feira (27) a vacinação monovalente contra a Covid-19. Foi definido pelo ministério da saúde que inicialmente, a campanha é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e demais grupos prioritários. Para receber a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documento de comprovação para grupos prioritários.

É necessário que, quem for receber a dose, não tenha apresentado sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias. Crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis, com documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e carteirinha de vacina devidamente separados. Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários devem ter recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos três meses. 

A vacinação está disponível até sexta-feira, em todas as ESFs com salas de vacina, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Gaspar já recebeu 360 doses da vacina Covid-19 Monovalente, com a versão atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5.

Vacinação em Gaspar

Vacinação em Gaspar
Foto: Divulgação PMG

Para as crianças entre 6 meses a 4 anos que nunca receberam alguma dose de vacina contra a Covid-19, o esquema recomendado da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna, é de duas doses, sendo que a segunda dose deve ser administrada 4 semanas após a primeira. Crianças com três doses das vacinas contra a Covid-19 (Pfizer baby ou Coronavac) deverão receber uma dose da vacina Covid-19 Monovalente (XBB).

A vacinação está com ênfase para os públicos prioritários. São eles:

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Pessoas com 60 anos ou mais

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores

Gestantes

Puérperas

Imunocomprometidos

Povos Indígenas

Comunidade Ribeirinha

Quilombolas

Trabalhadores da Saúde

Pessoas com deficiência permanente

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Pessoas em situação de rua

  • Vacinação em Gaspar (Foto: Divulgação PMG)

Tags

  • covid-19
  • Ministério da Saúd
  • Vacinação

Deixe seu comentário

Mais lidas