Estações de Tratamento de Água operam de forma limitada por conta da turbidez da água

O Samae de Gaspar emitiu nesse domingo (19), um alerta sobre uma possível falta de água, por conta da alta turbidez do Rio Itajaí – Açu. A autarquia explicou que a turbidez e grande quantidade de lama presente no rio Itajaí - Açu podem provocar problemas no abastecimento de água, reforçando a importância da população economizar no consumo durante as próximas horas.

Com as chuvas e alterações do nível do rio, principalmente das águas que descem do Alto Vale, as Estações de Tratamento estão operando de forma limitada. Algumas regiões que podem sentir mais a falta de água, são as parte mais altas dos bairros Santa Terezinha, Margem Esquerda, Sete de Setembro e Gasparinho. A alta turbidez significa que a água pode estar barrenta, com fluxo desarranjado devido a pequenas partículas sólidas nela, como excesso de areia. Isso dificulta o tratamento da água nas ETAs. O Samae solicita que nesse momento, a comunidade colabore com o uso da água consciente.

"É fundamental que os moradores compreendam a importância das caixas d’água nestas situações, pois os reservatórios ajudam a minimizar possíveis impactos". A autarquia segue a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.