Renato Zimmermann, com experiência na área esportiva, vai passar a cuidar do dia a dia do clube gasparense
O Clube Atlético Tupi tem novo gestor. Renato Zimmermann, que já esteve à frente do Índio Gasparense de 2002 a 2009, está de volta para dirigir o clube no dia a dia enquanto a diretoria vai seguir trabalhando para manter as contas em dia e viabilizar financeiramente as atividades esportivas.
O novo gestor, que tem contrato até fevereiro de 2024, foi apresentado em reunião com os pais na última semana. Zimmermann é formado em Educação Física e Direito, Especialista em Ciências do Movimento Humano, em Gestão e Implementação de Políticas Públicas Municipais, e Gestão e Marketing Esportivo, além de Formação de Gestão de Futebol pela Universidade do Futebol. Atualmente faz especialização em Parapsicologia Clínica e Ciências Mentais. Em 2009, Zimmermann deixou o Tupi para assumir a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) de Gaspar onde ficou na presidência por seis anos e realizou um dos melhores trabalhos de reestruturação do esporte gasparense deste século. Nos últimos anos, ele voltou a dar aulas na rede municipal - é professor na Escola Vitório Anacleto Cardoso - e vai conciliar as duas atividades.
Voltar ao Tupi era um antigo sonho. Na primeira passagem, Zimmermann trabalhou na reestruturação do Departamento de Futebol. Cuidava desde a renovação da comissão técnica, horários de treinos, contato com outros clubes, patrocínio, relacionamento com a imprensa e até o calendário de jogos. Nesta época, o Tupi tinha um time de futebol adulto e disputava competições estaduais, mas o foco era as categorias de base. Tanto é verdade que o clube revelou dois grandes talentos que hoje jogam em times do exterior. Eduardo Bendini, o Dudu, há vários anos no futebol japonês, e Alexandre Alemão, com passagens por Avaí e Internacional, que se transferiu recentemente para o Real Oviedo, da Espanha. Nesta segunda passagem pelo clube gasparense, Zimmerman pretende fortalecer a marca Tupi, dando visibilidade ao clube no cenário estadual e nacional.
Para ele, o o nome Tupi está um patamar abaixo do que deveria estar. “O Tupi é o maior patrimônio esportivo do município, mais de 80 anos de história, não existe entidade mais forte no esporte gasparense, por isso a ideia é valorizar a nossa marca como clube de futebol revelador de talentos”, explica o novo gestor. A escolinha, observa Zimmermann, é um trabalho social, cultural e esportivo de mais de 30 anos e que atende cerca de 300 jovens. “Se não sai do Tupi um grande jogador de futebol, sai um grande cidadão”, observa.
Para Brunno Medeiros, atual presidente do clube, a vinda de um gestor com a experiência de Zimmermann dá mais tranquilidade para a diretoria trabalhar em busca de recursos para manter as atividades. “Temos uma diretoria que trabalha muito em busca de recursos e promove eventos; são voluntários que dividem seu tempo entre seus compromissos profissionais e a dedicação ao Tupi”, afirma o dirigente. Segundo ele, o reforço de Zimmermann vai trazer melhores resultados em todos os setores do clube. Entre as propostas está a de continuar investindo no trabalho de formação de atletas, reunir um grupo de pais de atletas para apoio a gestão e fortalecer a marca Tupi.
Medeiros lembra que a primeira passagem de Zimmermann pelo Tupi foi expressiva. “Hoje, ele volta dentro da mesma proposta, ou seja, fazer uma gestão profissionalizada. “O clube precisa de planejamento e gestão, o Zimmermann entende da parte burocrática e veio para organizar melhor o dia a dia e as atividades do clube. Uma contratação importante em termos de futuro para o Tupi”, finaliza Medeiros.
Tags
- Futebol
- gestor
- Tupi
Deixe seu comentário