-
Gabriely conquistou mais três medalhas para Gaspar (Fotos: DIVULGAÇÃO SECOM/SC)
Gabriely aumentou ainda mais a sua galeria de medalhas ao subir três vezes no pódio
A nadadora gasparense Gabriely Hostins trouxe mais três medalhas na 2ª etapa das Paralímpiadas Escolares Brasileiras, disputada em São Paulo, de 17 a 28 de novembro. Gabriely, um verdadeiro fenômeno na natação, subiu ao pódio nas provas de 50 metros borboleta e 100 metros peito e, de quebra, ainda bateu o recorde nas duas provas. Ela ainda conquistou medalha de prata nos 200 metros medley. A menina prodígio da natação gasparense ajudou Santa Catarina a conquistar o segundo lugar por equipe na natação. Na classificação geral, os catarinenses terminaram em terceiro lugar.
"Estou muito feliz com meu resultado, agradeço ao meu professor Henrique, à minha mãe Francieli, ao meu pai Adriano Hostins e à minha avó Jovilde Stein que sempre estão ao meu lado me ajudando e, ao meu personal Marcos Quintino, que está sempre adaptando exercícios para minha melhora. Agradeço a toda minha família e a todos que torcem diariamente pelo meu sucesso", escreveu Gabriely em sua rede social.
-
Gabriely Hostins, paratleta de Gaspar (Fotos: Divulgação FMEL)
"Gratidão a Deus por ter colocado o esporte na minha vida e me dar forças pra continuar treinando." – Gabriely Hostins, nadadora do paradesporto
Gabriely disse que na água encontra liberdade, força e superação. "Cada pernada é a prova de que limites podem ser reinventados e que a determinação sempre fala mais alto. Como paratleta de natação, transformo desafios em conquistas e faço da piscina o meu lugar de vitória todos os dias".
Outras conquistas dos gasparenses
Além de Gabriely, mais quatro paratletas de Gaspar integraram a delegação de Santa Catarina em três modalidades: atletismo, vôlei sentado e Bocha paralímpica. Na bocha, Arthur da Silva Schereiber encerrou sua participação na fase de grupos e Luiz Eduardo Riffel Sagas chegou até as quartas de final. No vôlei sentado, a dupla Adauri Rebelo Junior e Rafael Antônio Rocha ficaram em quarto lugar após disputar um lugar no pódio contra Goiás.
-
Arthur da Silva Schereiber e Luiz Eduardo Riffel Sagas representaram Gaspar e Santa Catrina na bocha (Fotos: DIVULGAÇÃO SECOM/SC)
Gaspar ainda esteve representada pelos técnicos Carlos Henrique de Oliveira e Douglas Dall Olmo, além do apoio de Dirnei Jair Schreiber e Francieli Stein.
Essa foi a segunda fase da competição. Na primeira, que ocorreu entre 17 e 21 de novembro, Gaspar esteve representada por três atletas. Ayris Heunathan Ribeiro Pereira, que terminou em terceiro lugar no arremesso de peso, sexto no salto em distância e 14º nos 100m.
-
Adauri Rebelo Junior e Rafael Antônio Rocha disputaram o vôlei sentado (Fotos: DIVULGAÇÃO SECOM/SC)
Fernando Antônio Amorim Antunes conquistou o terceiro lugar no salto em distância e o quinto lugar nos 100m e nos 60m. Já Pedro Henrique Degan Silveira terminou em 17º nos 100m, além de ficar em 14º nos 60m e no salto em distância.
Maior evento paradesportivo do País
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição é conhecida como o maior evento esportivo escolar para paratletas da América Latina. Neste ano, a competição reuniu cerca de 2 mil atletas, de 27 unidades federativas do país com idades entre 10 e 18 anos. Santa Catarina está entre os estados que teve maior número de representantes, com 177, atrás apenas da anfitriã São Paulo (316) e Minas Gerais (181).
Programa Paradesporto de Gaspar
Gaspar só conseguiu estar numa competição nacional porque tem um bem estruturado Programa de Paradesporto. Capitaneado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o objetivo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente pessoas com deficiência, regularmente matriculadas na rede Municipal. O programa também conta com o apoio da Associação Vida Inclusiva (AVI), entidade criada para fomentar a participação dos atletas em competições regionais, estaduais e nacionais, além do Centro de Referência Paralímpica de Gaspar.
-
Adauri Rebelo Junior e Rafael Antônio Rocha disputaram o vôlei sentado (DIVULGAÇÃO SECOM/SC)
-
Arthur da Silva Schereiber e Luiz Eduardo Riffel Sagas representaram Gaspar e Santa Catrina na bocha (DIVULGAÇÃO SECOM/SC)
-
Gabriely Hostins, paratleta de Gaspar (Divulgação FMEL)
Tags
- escolar
- medalhas
- Natação
- Paralimpíada
- Recorde
Deixe seu comentário