O Tigre foi um dos quatro clubes vencedor da Série B de 1986

O Criciúma pode colocar, em breve, mais um troféu de campeão brasileiro em sua galeria. A CBF está prestes a reconhecer o Tigre como campeão da Série B do Brasileiro de 1986. Outros três clubes - Central de Caruaru (PE), Treze de Campina Grande (PB) e Inter de Limeira (SP) também devem ser declarados campeões nacionais. Essa é uma luta antiga, iniciada pelo Treze e que está chegando ao fim, com o presidente da CBF, Samir Xaud, admitindo que irá conceder aos quatro clubes o título nacional reivindicado.
Como a Segunda Divisão não foi disputada em 1986, a entidade promoveu o Torneio Paralelo de 1986. No entanto, a competição não teria apenas um campeão e, sim, os quatro times que ascenderiam à elite. A saber, os líderes de cada grupo. Na primeira fase, os vencedores de cada grupo foram Criciúma, Central, Treze e Inter de Limeira.

Vale lembrar que o Brasileirão do ano seguinte (1987), tanto a Série A quanto a B, também ficou marcada por polêmicas. O Sport é reconhecido judicialmente como único campeão, mas o Flamengo briga também pelo título na justiça. A famosa Taça das Bolinhas.
“Foi um trabalho que começou lá atrás e está perto de um desfecho feliz para os clubes. A CBF, na gestão do Samir Xaud, vem se empenhando em revisitar o passado e trazer justiça para os clubes. Não só o Treze, mas também Central, Inter de Limeira e Criciúma tiveram os méritos e nada mais justo do que reconhecer todos eles como legítimos campeões da Série B de 1986”, contou Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e vice-presidente da CBF, ao portal “ge”.
Os pedidos de reconhecimento também contam com a adesão das respectivas federações estaduais. Os dois times nordestinos, aliás, têm pintados em seus respectivos muros que eles são campeões da Série B de 1986.

O Torneio Paralelo de 1986 envolveu 36 times, que foram divididos em quatro grupos de nove. Os jogos foram realizados dentro dos grupos, em turno único. Apenas o campeão de cada chave avançava para a segunda fase da competição, garantindo também o acesso à Série A do ano seguinte: Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma foram os vencedores.

Se confirmado o título de 1986, o Criciúma passará a ter quatro títulos nacionais: 

Campeão da Série B de 1986

Campeão da Copa do Brasil de 1991
Campeão da Série B de 2002
Campeão da Série C de 2006

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News