Atacante brasileiro brilha contra o ex-clube e garante vitória por 2 a 0 diante de mais de 70 mil torcedores nos Estados Unidos

O Chelsea garantiu sua vaga na final da Copa do Mundo de Clubes ao vencer o Fluminense por 2 a 0, na tarde desta terça-feira, dia 8, diante de mais de 70 mil torcedores no Metlife Stadium, nos Estados Unidos. A estrela da partida foi o atacante brasileiro João Pedro, autor dos dois gols da vitória inglesa. Curiosamente, o jogador foi revelado pelo próprio Fluminense, clube que ajudou a eliminar nesta semifinal. O clube inglês já havia eliminado outro brasileiro nas quartas de final, o Palmeiras.

Jogo

O Chelsea começou melhor no jogo, pressionando o Fluminense, que sentia falta de Freytes e Martinelli, ambos suspensos da partida por levarem o segundo cartão amarelo nas quartas de final, que ajudavam na saída de bola, além de Samuel Xavier, que sentiu um incômodo muscular e foi substituído por Guga. 

Logo aos 18 minutos do primeiro tempo, João Pedro abriu o placar com um belo chute de fora da área, encobrindo o goleiro Fábio. O Fluminense ainda chegou a comemorar um possível pênalti, assinalado inicialmente pelo árbitro, mas o lance foi anulado após revisão do VAR. A partida foi marcada pelo forte calor, que influenciou o ritmo dos times, embora os ingleses tenham dominado amplamente a posse de bola — com mais de 70% no início da etapa final.

O Chelsea controlou a maior parte do jogo, principalmente com o volante Caicedo ditando o ritmo no meio-campo. Ainda no primeiro tempo, o Fluminense teve uma chance clara de empatar após jogada de Hércules, mas a finalização foi salva em cima da linha por Cucurella.

Na volta do intervalo, os ingleses aumentaram a pressão e sufocaram o time carioca no campo defensivo. Em resposta, o técnico Renato Portaluppi promoveu mudanças, colocando Keno e Everaldo em campo. O Fluminense melhorou momentaneamente e chegou a ensaiar uma pressão, mas em um contra-ataque fulminante, João Pedro recebeu lançamento, driblou o zagueiro Ignácio e bateu forte. A bola ainda tocou na trave antes de entrar, selando o segundo gol e a classificação do Chelsea com um golaço.

Mesmo com as entradas de Soteldo, Canobbio e Lima o Fluminense não conseguiu reagir e ainda viu o Chelsea criar mais chances em contra-ataques. Nos minutos finais, o time carioca ensaiou uma pressão, mas o desgaste físico dos brasileiros era visível, o que culminou na vitória do time inglês.

Final

O adversário do Chelsea na decisão sairá do confronto entre Real Madrid e Paris Saint-Germain, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h, também no Metlife Stadium. A grande final do Mundial de Clubes da Fifa está marcada para domingo (13), às 16h.