José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada

Uma cena lamentável marcou o quinto debate entre candidatos a Prefeito de São Paulo, organizado pela TV Cultura na noite deste domingo (15). Depois da troca de farpas entre os candidatos José Luiz Datena (PSDB) e Pablo Marçal (PRTB), o debate precisou ser interrompido, porque Datena agrediu Marçal com uma cadeirada. Datena foi expulso do debate e Marçal foi parar no hospital, onde segundo informações da sua assessoria teria fraturado uma costela. O debate continuou com os demais candidatos.
A agressão foi mais um capítulo triste na recente história política do país, que tem frequentado muito mais os noticiários policiais do que político. Datena e Marçal já vinham trocando agressões verbais nos debates anteriores, com o apresentador de TV chegando a abandonar o púlpito e caminhar em direção a Marçal no encontro da TV Gazeta, em 1º de setembro, mas acabou contido mesmo com as provocações do adversário que o chamou para a briga.

Neste domingo, porém, Datena perdeu completamente o controle depois do adversário lembrá-lo de um processo por assédio sexual. Datena se defendeu dizendo que o processo havia sido arquivado e que jamais faria uma barbaridade dessas. Marçal, porém, continuou insistindo até que Datena o agrediu com uma cadeira. Mesmo depois da agressão, os dois continuaram discutindo, enquanto a produção do debate e assessores tentavam evitar que Datena continuasse com a agressão física. Aos gritos, Datena disse que sua sogra havia morrido em consequência desse processo – ela teve um AVC depois de receber a notícia. O apresentador de TV continuou xingando Marçal com palavras de baixo calão.

“A partir do momento que eu me senti agredido ali, eu vi a figura da minha sogra. Infelizmente, eu pedi a cabeça. Não devia ter perdido, podia ter simplesmente saído do debate, indo embora para a casa que era muito melhor”, disse Datena em pronunciamento logo após o ocorrido.
Em entrevista a uma repórter a TV Cultura, porém, o apresentador disse que não se arrepende da cadeirada que deu em Pablo Marçal e disse que foi uma “satisfação” para sua sogra.

Marçal se manifesta

Em uma postagem nas redes sociais, o candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal comparou a cadeirada que levou de José Luiz Datena ao atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na campanha de 2018, e ao ataque contra o republicano Donald Trump na atual disputa pela presidência do Estados Unidos. O ex-presidente brasileiro foi esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018, enquanto o ex-presidente norte-americano foi alvo de um atentado a tiros durante um comício na Pensilvânia este ano. Marçal disse, em vídeo ainda no hospital, que jamais agrediria um idoso