A exceção é a nominata do Republicanos, último partido a realizar a convenção municipal

Quatro dos cinco candidatos a prefeito de Gaspar e seus respectivos vices já tiverem seus nomes inseridos na plataforma DivulgaCandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como os 95 candidatos a vereador. Portanto, estão oficialmente inscritos para a disputa das eleições municipais de 6 de outubro deste ano Marcelo de Souza Brick, da coligação “Gaspar Muito Mais Forte”; Ednei de Souza, do partido NOVO; Paulo Norberto Koerich, da coligação “Gaspar em Boas Mãos” e Pedro Celso Zuchi, da coligação “Gaspar de Volta para o Povo”. Faltando apenas incluir os nomes do candidato do Republicanos, Oberdan Barni, seu vice e os 14 candidatos ao legislativo. O partido foi o último a realização a convenção municipal

Embora publicadas na plataforma da Justiça Eleitoral, todas as candidaturas ainda estão sob julgamento. Os pedidos de registro tramitam por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), na classe Registro de Candidatura (RCand). Uma juíza ou um juiz eleitoral, pertencente ao quadro de um dos tribunais regionais eleitorais (TREs), é indicada ou indicado como relatora ou relator do processo.?
O Calendário Eleitoral fixa o dia 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para o dia 6 de outubro) como a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias, bem como publicadas as decisões.?

Até lá, os candidatos poderão sofrer processos (recursos) de impugnação, além de renunciar a candidatura e solicitar a substituição de candidatos. A justiça eleitoral também irá julgar se as coligações, partidos e federações estão aptos a participar do pleito. Somente depois dessa data é que os candidatos terão seus nomes inseridos nas urnas eletrônicas.
Até às 11h30min desta terça-feira (13), a plataforma DivulgaCandContas apresentava 427 pedidos de candidaturas a prefeito e vice-prefeito e 8.960 a vereador em Santa Catarina. Por enquanto, são 28 partidos políticos na disputa eleitoral deste ano no estado. Já no Brasil, a justiça eleitoral recebeu, até agora, mais de 210 mil pedidos de registro.

Na plataforma da DivulgaCanContas, o eleitor tem acesso a diversas informações do candidatos, entre elas o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral e as propostas de governo.

Tags

  • eleições
  • Gaspar
  • PL
  • Republicanos