As mídias sociais criaram um outro profissional de comunicação

As mídias sociais criaram um outro profissional de comunicação

Uma pessoa vai até a loja de roupas, confere que as peças que estão à venda, escolhe as que mais interessou e prova elas antes de fazer a compra. Até aí, tudo normal. Porém, esta compra esta ocorrendo via internet, com o consumidor na frente de uma webcam, provando as roupas. Esta experiência foi disponibilizada pela FIP, Feira da Moda de Brusque, em uma ação de marketing digital pioneira na região. A expansão da internet banda larga no país e a invasão das redes sociais permitiu a criação de um mercado que cresce a cada dia: o marketing digital. Profissões como Analista de Mídias Sociais e Analista de SEO são opções no mercado para quem quer trabalhar com a comunicação e internet.

Profissionais de áreas da comunicação como jornalismo e a publicidade migram cada vez mais para as plataformas digitais, impulsionados pela participação maciça dos brasileiros nas redes sociais como Facebook, Twitter, um novo universo que vem sendo explorado pelos veículos de comunicação e pelas empresas, que criam canais diretos com seus clientes e consumidores.

O jornalista blumenauense Fábio Ricardo é um dos profissionais que migraram do meio impresso para a internet. Formado pela Universidade do Vale do Itajaí ele é blogueiro desde 2001, mas começou a trabalhar com marketing digital gerenciando comunidades no Orkut para empresas. 

Decidido a trabalhar apenas com o setor, cursou jornalismo digital na Faculdade Internacional de Curitiba e desde 2010 passou a atuar como consultor para planejamento de mídias sociais para empresas na região. Hoje, Fábio Ricardo é gerente de Jornalismo e Mídias Sociais e Novas Mídias da Prefeitura de Blumenau. Ele, porém, não é o único a trabalhar com mídias sociais na região. Empresas de assessoria de imprensa, agências de publicidade e departamentos de comunicação de empresas estão contratando analistas para cuidar das marcas no Facebook, Twitter e outras redes.

“O mercado cresce de forma absurda. Aos poucos esse trabalho vai ficando cada vez mais conhecido ainda nem estamos perto do ápice. Isso porque hoje ainda tem muita gente que tem medo de internet. Não investe por achar que não é sério ou que não dá para controlar. Muitos empresários ainda fazem negócios do jeito que faziam há 20 anos. Com o tempo mais e mais gente vai se abrir para esse universo”, declara Fábio.

Algumas das profissões no marketing digital

arketing digital não são regulamentadas, por isso existem mais de 20 funções diferentes pelo qual um profissional pode ser contratado. Abaixo, algumas das funções mais conhecidas.

Profissão: ANALISTA DE MÍDIAS SOCIAIS

É o profissional responsável pelo gerenciamento das redes sociais de uma empresa. Atualizando Facebook, Twitter e interagindo com os clientes/público diretamente.

Curso: Não há um curso superior específico para a área. A maioria dos profissionais do setor têm origem na Comunicação Social.

Profissão: ANALISTA DE SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

O profissional de SEO pesquisa, analisa e faz mudanças no site da empresa/cliente, para melhorar o posicionamento da página em sites de buscas como o Google. A preocupação é mais frequente em empresas que possuem atividades de e-commerce, cuja visibilidade das páginas é fundamental.

Curso: Não há um curso superior específico para a área. A maioria dos profissionais do setor têm origem na Comunicação Social e em faculdades da área de informática como Ciências da Computação e Sistemas de Informação.

Profissão: WEBWRITTER/BLOGUEIRO/GERENTE DE CONTEÚDO

Além de terem as páginas na internet com visibilidade em buscas como o Google, as empresas precisam que os sites sejam atualizados com frequência. Para isso, algumas agências de comunicação integrada dispõe de profissionais para fazer o gerenciamento de conteúdo do site, ou então contratam alguém para produzir textos ou até mesmo criar um blog oficial da empresa.

Curso: Não há um curso superior específico para a área. A maioria dos profissionais do setor têm origem na Comunicação Social, principalmente no jornalismo e publicidade.

Onde estudar:

Não existem cursos  superiores para mídias sociais ou marketing digital. Apenas cursos de pós graduação

Especialização em Marketing Digital e Redes Sociais (Furb - Blumenau)

MBA em Marketing Digital (Univasselvi - Blumenau)

Especialização em Comunicação, Empreendedorismo e Mídias Sociais (Sociesc - Blumenau) 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube