Os desafios da comunicação no universo on-line

logo RCN

Ultimas :

04/09/2025 11:47
CONGRESSO ADJORI

Os desafios da comunicação no universo on-line

Por Kassiani Borges

 Publicado 04/09/2025 11:42  – Atualizado 04/09/2025 11:47

Sob a mediação de Marcelo Tolentino (C), o debate tratou dos recursos disponíveis no universo on-line
  • Sob a mediação de Marcelo Tolentino (C), o debate tratou dos recursos disponíveis no universo on-line (Fotos: Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

Palestras e debates trataram principalmente da relação dos veículos de comunicação associados com as ferramentas digitais no impulsionamento de conteúdo

Segundo palestrante do dia, o secretário adjunto de Comunicação do Governo de SC, Nathan Neumann, abordou aspectos da comunicação institucional. Reiterou os esforços da Secretaria de Comunicação em oferecer um conteúdo atualizado aos veículos.

Marcello Natale, professor e palestrante
  • Marcello Natale, professor e palestrante (Fotos: Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

Em seguida, falou o engenheiro agrônomo Felipe Penter, chefe de gabinete do CREA-SC, destacando o papel da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades catarinenses. Encerrando a manhã de palestras, Wlamir Freitas, presidente da Abralegal, e Bruno Camargo, especialista jurídico, discutiram a importância e os desafios da publicidade legal para os jornais impressos.

Priscilla Domingos, do SEBRAE-SC, destacou dicas para ser um empreendedor de sucesso
  • Priscilla Domingos, do SEBRAE-SC, destacou dicas para ser um empreendedor de sucesso (Fotos: Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

Num dos momentos mais aguardados, o 51º Congresso da Adjori-SC abriu espaço para quatro “pesos pesados” da comunicação on-line sob a mediação do jornalista Marcelo Tolentino, da Comunicação da Celesc.

Nathan Neumann, da SECOM-SC, discorreu sobre a comunicação institucional do governo
  • Nathan Neumann, da SECOM-SC, discorreu sobre a comunicação institucional do governo (Fotos: Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

O painel “Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line” teve a participação de Augusto Conconi, representante do Google News Initiative, que discorreu sobre o uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Gemini, NotbookLM, Pinpoint, News Consumer Insights e Canvas na produção de conteúdo.

Bruno e Wlamir (ABRALEGAL), apresentaram os desafios da publicação legal em jornais impressos
  • Bruno e Wlamir (ABRALEGAL), apresentaram os desafios da publicação legal em jornais impressos (Fotos: Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

Participaram ainda o diretor da SEO ON, Michael Linhares, que deu dicas de como melhorar o alcance do conteúdo produzido pelos veículos de comunicação; João Paulo Borges, o JP do Whats, que falou sobre como explorar melhor o aplicativo de mensagens no dia a dia da redação; o jornalista Lorran Barentim, que apresentou o case do seu site, o Jornal Razão, de Tijucas - associado da Adjori/SC, que chegou a quase 3 milhões de visualizações no último mês. Lorran abordou o uso das ferramentas para obter mais alcance e monetizar o conteúdo.

Penter, do CREA-SC,  e o desenvolvimento das cidades
  • Penter, do CREA-SC, e o desenvolvimento das cidades (Fotos: Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

Finalizando a programação, Priscilla Domingos, instrutora do SEBRAE-SC, trouxe os desafios de gerir pequenos negócios.

 

  • Marcello Natale, professor e palestrante (Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

  • Nathan Neumann, da SECOM-SC, discorreu sobre a comunicação institucional do governo (Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

  • Penter, do CREA-SC, e o desenvolvimento das cidades (Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

  • Bruno e Wlamir (ABRALEGAL), apresentaram os desafios da publicação legal em jornais impressos (Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

  • Priscilla Domingos, do SEBRAE-SC, destacou dicas para ser um empreendedor de sucesso (Cassius Souza, Eduardo Fronzza e Fabrício Almeida )

  • Patrocinadores e apoiadores (Adjori)

Tags

  • Abralegal
  • ADJORI-SC
  • Comunicação
  • Comunicação Institucional
  • Congresso
  • CREA-SC
  • Google News Initiative
  • IA
  • inteligência artificial
  • Jornais
  • Marketing Digital
  • Mídia Digital
  • Publicidade Legal
  • SECOM-SC
  • SEO

Deixe seu comentário

Mais lidas