

-
Tataraneto e neto de Henrique Porcino seguiram a tradição da política (Fotos: Daniel Nogueira/JM)
Tradição política da família se mantém viva, passando por diferentes gerações e marcando a história do município
A influência política que Henrique Porcino tinha na época também foi herdado e difundido pela família até os tempos de hoje. Seu filho Lauro da Silva seguiu na política e em 1957, foi vice-presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar. Já o neto Lourival, apesar de nunca ter se candidatado para nenhum cargo público, ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores em Gaspar, sendo o primeiro presidente.
Hoje o legado continua com João Pedro Sansão, de 27 anos. João foi o vereador mais jovem na história de Gaspar a ocupar uma cadeira na Câmara, Municipal com apenas 20 anos. “Toda nossa árvore genealógica teve participação na política de Gaspar e esse é um legado que pretendo continuar, com muita alegria e orgulho de minhas raízes”, enfatiza João.
As últimas lembranças que Lourival tem de seu “dindinho”, de acordo com ele, são as que mais ficaram gravadas em sua memória: a luta do avô contra o câncer, que aos poucos foi tomando o seu corpo, e depois do seu velório, que mexeu com a cidade. “Ele fumava bastante e o câncer começou na boca. Me lembro que ele foi até Curitiba para tentar tratamento, voltou e aí já não dava tempo para mais nada, pois já tinha atingido os ossos. Naquela época não deixavam nem a gente ver ele direito, pois diziam que podia ser contagioso. Não tinham os estudos que temos hoje. Quando ele morreu, me lembro que ele era tão influente na região que até Blumenau enviou uma carroça. Teve uma de Gaspar, que foi na frente e uma de Blumenau atrás. Foi uma das coisas que mais me marcou. Foram cerca de 500 metros de carroças uma atrás da outra. Me arrepio até hoje quando lembro”.
Hoje o legado de Henrique continua, pelo trabalho árduo de Lourival no campo e também de João Pedro, que está no meio político. Para Lourival, é um dever manter a memória do avô viva. “Hoje, mesmo que parando aos pouquinhos no campo, me sinto na obrigação de passar meus conhecimentos adiante, passar as crenças que aprendi com ele, a fé, a devoção e o pensamento de ajudar as pessoas”, finaliza emocionado.
Tags
- Especial Gaspar 91 anos
- Gaspar
Deixe seu comentário