Literatura. Em menos de sete dias, três grandes autores brasileiros nos deixaram
O mês de julho foi de muita tristeza para a literatura brasileira. Três grandes escritores - dois deles com cadeiras na Academia Brasileira de Letras - morreram em um espaço de seis dias. João Ubaldo Ribeiro faleceu no dia 18 de junho, aos 73 anos, de embolia pulmonar. Já no dia, 19, morreu Rubem Alves, escritor e intelectual brasileiro de grande destaque. Ele tinha 80 anos e deixou um grande legado com estudos em diversas áreas. No dia 23 de julho, o Brasil e o mundo perderam Ariano Suassuna, outro mestre da literatura conhecido pela temática regional nordestina que imprimia aos seus livros,
Estes três escritores são responsáveis por grandes obras e por trazer riqueza para a literatura brasileira. No caso de Rubem Alves, seus estudos, teses e dissertações também foram de grande contribuição para a educação, psicanálise e teologia.
Conheça melhor
Se você ainda não leu as obras de algum deles ou leu e deseja reler, a dica é conferir o acervo da Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin. Nesta matéria, também você pode conferir quais são os livros dos três autores que estão disponíveis para empréstimo ao público.
----
Rubem Alves
Pedagogo, poeta, filósofo, cronista, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, psicanalista, autor de romances e livros infantis. Rubem Alves encontrou em seus 80 anos de vida tempo para exercer diversas profissões. Nascido em 15 de setembro de 1933, em Dores da Boa Esperança, Minas Gerais, ele se tornou um dos intelectuais mais famosos do Brasil. No site da Fundação que leva seu nome, ele já havia deixado um registro em que falava sobre a morte: "Já tive medo de morrer. Não tenho mais. Tenho tristeza. A vida é muito boa. Mas a morte é minha companheira. Sempre conversamos e aprendo com ela. Quem não se torna sábio ouvindo o que a Morte tem a dizer está condenado a ser tolo a vida inteira". Rubem Alves teve uma vida muito produtiva e deixou um legado de 160 títulos, publicados em 12 países. Morreu de falência múltipla dos órgãos no dia 19 de julho de 2014.
Livros do autor disponíveis para empréstimo na biblioteca pública
> Ao professor, com meu carinho
> Concerto para corpo e alma
> Conversas com quem gosta de ensinar
> Conversas sobre educação
> Da esperança
> O enigma da religião
> Estórias de quem gosta de ensinar
> Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras
> A menina e a pantera negra
> A menina e o pássaro encantado
> O patinho que não aprendeu a voar
> A pedagogia dos caracóis
> Pinóquio às avessas
> O que é religião? Igreja - Mito
> O que é religião?
> A selva e o mar: uma história de um amor que foi
> Sete vezes Rubem
---
João Ubaldo Ribeiro
Muito conhecido por seu lado boêmio, João Ubaldo Ribeiro nasceu na Bahia, no dia 13 de janeiro de 1941 e faleceu no dia 18 de julho de 2014. Formado em Direito, ele foi escritor, jornalista, roteirista e professor, além de ser membro da Academia Brasileira de Letras. Com obras descritas como "romance moderno brasileiro", o autor destacou diversos aspectos culturais de nosso país em seus livros, como figuras típicas da região do Nordeste. Entre suas obras, algumas ganharam destaques e prêmios, como é o caso de "Sargento Getúlio" e "Viva o povo brasileiro". Ele teve algumas de suas obras adaptadas para televisão (Sargento Getúlio e O sorriso do Lagarto) e ficou conhecido na Alemanha por escrever uma coluna para o jornal Frankfurter Rundschau. Faleceu de embolia pulmonar aos 73 anos.
Livros do autor disponíveis para empréstimo na biblioteca pública
> Arte e ciência de roubar galinha: crônicas
> A casa dos budas ditosos
> O feitiço da ilha do Pavão
> A gente se acostuma a tudo
> Já podeis da pátria filhos
> Miséria e grandeza do amor de Benedita
> O rei da noite
> Sargento Getúlio
> O sorriso do lagarto
> Vida e paixão de Pandonar, O Cruel
> Viva o povo brasileiro
---
Ariano Suassuna
Nascido em Nossa Senhora das Neves, atual Paraíba, no dia 16 de junho de 1927, Ariano Suassuna conseguiu grande destaque entre os autores brasileiros e também uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Ele ficou conhecido pelo regionalismo de sua obra, sendo um dos maiores defensores da cultura regional brasileira. As tradições nordestinas estavam presentes nas histórias do escritor, dramaturgo e poeta. Seu livro de maior destaque foi o "Auto da Compadecida", que conta a história dos sertanejos Chicó e João Grilo. A história ficou tão popular que foi transformada em filme e minissérie, fazendo com que mais brasileiros conhecessem a obra do escritor nordestino. Ele faleceu aos 87 anos de parada cardiorrespiratória.
Livros do autor disponíveis para empréstimo na biblioteca pública
> Auto da Compadecida
> O Santo e a Porca
> Seleta em Prosa e Verso
Deixe seu comentário