Maike Werner é a empreendedora do ano da Acig

Segunda geraçao da Werner Madeiras, ela foi eleita na noite desta quinta-feira (21), em evento no Bela Vista Country Club

A força da mulher empreendedora gasparense foi novamente destaque da terceira edição do Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo. Repetindo a edição de 2022, três mulheres chegaram à final. A grande vencedora foi Maike Werner, filha do fundador e uma das diretoras da Werner Madeiras, empresa com 37 anos de atuação no mercado. O anúncio ocorreu na noite de quinta-feira, dia 21, em evento no Bela Vista Country Club, onde compareceram cerca de 500 convidados entre empresários, autoridades locais e regionais. As outras duas finalistas foram Mayara Testoni, do Fazzenda Park Resort e Monisy de Sá Schnaider, da DS Construtora.

Maike disse que só o fato de estar entre as três finalistas foi uma honra, e que receber o prêmio é gratificante. “É o reconhecimento, a valorização do nosso trabalho e um incentivo para que outros empresários de Gaspar se inspirem e participem”, afirmou. Maike contou que foi inspirada a participar do prêmio depois de acompanhar as edições anteriores. Ela lembrou que existem muitas empresas em Gaspar com histórias incríveis para serem contadas. “Isso precisa ser mostrado e valorizado, pois é uma luta grande manter uma empresa nos dias atuais, o empresário precisa ser mais valorizado, pois é quem fomenta a economia”, destacou.

Segunda geração à frente do negócio, Maike fez questão de homenagear seus pais, entregando a eles, ainda no palco, o troféu. “Sempre ficou muito claro pra mim que os nossos medos jamais podem ser maior que a nossa fé, é isso que incentiva a nossa família a continuar e a prosperar. Eu costumo dizer que eu não sei onde começa a história da minha vida e a da empresa, pois elas estão entrelaçadas, afinal, eu cresci dentro da Werner”. Maike também fez questão de expressar sua gratidão a Deus. “É Ele que nos dá saúde para continuarmos na luta”, acrescentou.

A empresária reforçou ainda que, embora a matéria-prima da Werner seja a madeira, a empresa nunca deixou de cuidar do meio ambiente, de investir em reflorestamento e promover a sustentabilidade. “Nos dias atuais não tem como vender madeira sem dar atenção ao meio ambiente e sustentabilidade", justificou.

Mário Werner, pai de Maike e fundador da Werner Madeiras, afirmou que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho familiar, que começou com ele e a esposa há quase 40 anos. Como pai, eu me sinto gratificado e também sou grato ao povo gasparense a quem dedico essa conquista, pois onde tem união tem força”, enfatizou o empresário, que neste ano completa 70 anos.

O presidente da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), Edemar Wieser, disse que o Prêmio Leopoldo Schmalz de Empreendedorismo é uma iniciativa consagrada em Gaspar. “Nós tivemos uma noite maravilhosa, que nos trouxe muita emoção e reafirmou o potencial econômico de Gaspar, que não pode ficar esquecido; temos muitas empresas com histórias bonitas e que precisam ser contadas”, observou. Segundo Edemar, a missão da Acig é trazer essas empresas para a associação, para que a comunidade possa conhecer suas histórias. O presidente destacou ainda a coragem do empreendedor Leopoldo Theodoro Schmalz, que dá nome ao prêmio. "Em 1938, ele acreditou em Gaspar e fundou a Círculo, através dele queremos reconhecer os empresários da nossa cidade".

A Werner Madeiras

A Werner Madeiras atua no segmento madeireiro em Gaspar e região desde 1986. Iniciou suas atividades com a produção de madeira de pinus para abastecer o mercado com produtos para construção civil. O negócio prosperou e a Werner Madeiras passou a fabricar produtos derivados da madeira de eucalipto, além de revender madeiras nobres da Região Norte. Em 2014, ampliou seu parque fabril e a produção para atender outros estados: MG, GO e PE e realizar as primeiras exportações, exclusivamente com pinus e eucalipto.

A Werner Madeiras tem um grupo técnico qualificado, incluindo engenheiros florestais e consultores de vendas aptos a explicar os diferenciais técnicos das madeiras e ajudar os clientes a encontrar a melhor solução em madeiras para suas necessidades, para início da obra e acabamentos.

A empresa também tem consciência de seu papel socioambiental, por isso se preocupa e respeita a natureza. A Werne Madeiras beneficia somente matéria-prima certificada e de origem sustentável. Com uma ampla linha de produtos, a empresa ocupa hoje um lugar de destaque no mercado por sua experiência ao longo dos anos, que se traduz em serviço de confiança.

Palestra

A noite não foi apenas de premiação. Por cerca de uma hora, o conceituado escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi falou sobre inteligência financeira, dando dicas de como melhor organizar e planejar o orçamento tanto na vida profissional quanto pessoal. "Precisamos cuidar, para não dar o passo maior do que a perna", alertou. Segundo Cerbasi, nem sempre investir é o melhor negócio. "Você só investe quando tem equilíbrio financeiro", orientou.  

O prêmio

A primeira edição do troféu que reconhece o empreendedor destaque do ano em Gaspar ocorreu em 2019, tendo sido eleito o empresário Antônio Carlos Schmitz (Ceramfix). A iniciativa, que nasceu para ser anual, teve uma pausa em 2020 e 2021 por conta da pandemia – e retornou ano passado, com uma metodologia mais robusta e recorde de inscrições. Em uma final acirrada que reuniu três empreendedoras, Monique Reinert levou o troféu.

Atribuir o nome de Leopoldo Schamlz à agenda veio como homenagem a este que foi um significativo empreendedor na cidade. Um dos fundadores da Círculo S/A, Schmalz fez a história da sua empresa se fundir com o desenvolvimento do município e projetá-lo país afora. Com espírito para negócios e visão futurista do mercado, Leopoldo iniciou, ainda jovem, a produção de máquinas que reaproveitavam os resíduos de fábricas têxteis, dando origem a fios, linhas e cordões que se tornaram referência de qualidade. E foi em Gaspar que ele consolidou a que viria a ser uma das maiores indústrias do gênero do Brasil, com processos produtivos sempre inovadores e contemporâneos. Assim como Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz teve um papel determinante para a cidade, a Acig interpreta cada empreendedor local como um agente que contribui para a ascensão da economia. “Cada empresário que foca suas energias na nossa cidade carrega consigo a motivação empreendedora, uma característica tão evidente naquele que dá nome ao prêmio”, finaliza o presidente da entidade.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube