Duplo erro - Já começo a coluna de hoje pedindo desculpas ao leitor. Confundi alhos com bugalhos na nota Tupi II, na coluna anterior (02/03). Escrevi que cinco atletas viriam do Imbituba, treinado pelo técnico Silas, para fazer testes no Tupi. Na verdade, o técnico do Imbituba é o Muller, que na década de 1980 formou uma grande dupla de atacantes com Silas no São Paulo (os famosos Menudos). Na época, o técnico era Cicinho. Na mesma nota, escrevi que o Imbituba é de Tuburão. O time é da cidade homônima, ou seja, Imbituba.


Tupi I - E por falar em testes, só vieram dois do Imbituba ao invés de cinco com foi anunciado, um deles zagueiro, e parece que os dois já foram mandados de volta para o Sul do Estado.

Tupi II - A diretoria continua procurando reforços para a Taça Cidade de Gaspar - Campeonato Regional da Liga Pomerodense de Desportos. Deve inscrever um número menor de atletas do que o permitido (30), justamente para ter uma folga
numa possível contração de reforços no decorrer da competição.


Tupi III - O campeonato amador da LPD é um laboratório para a diretoria do Tupi. Existe um projeto, que é de conhecimento de todos, de disputar a segunda divisão do futebol
profissional em 2012. O resultado que o Tupi alcançar na LPD vai servir de base para a diretoria saber o quanto vai precisar investir para sair de uma condição de clube amador para profissional. Obviamente, que o projeto para 2012 deve estar amparado em patrocinadores fortes e no apoio da comunidade. Hoje, na disputa da Taça Cidade de Gaspar cinco patrocinadores estão com o Tupi, todos da cidade.


Tupi IV - E o clube já está atrás de informações, na área burocrática, para saber quais caminhos a seguir para a volta ao futebol profissional. Nesta semana, o advogado Marco Ewald, que é também um dos quatro agentes licenciados pela FIFA/CBF em Santa Catarina e, Júlio Pera, o Perinha, empresário conhecido do ramo futebolístico que atua em importantes clubes do país, estiveram reunidos com a diretoria do Tupi. O presidente, Wanderlei Knopp, disse que a visita foi bastante esclarecedora: "Já tínhamos algumas noções básicas, mas tratar do assunto com pessoas de sucesso ligadas intimamente ao futebol profissional, teve grande importância para o futuro do
Tupi. Estamos totalmente focados no Regional da Liga Pomerodense e no calendário esportivo da Escolinha, contudo, um passo fundamental para o profissional do próximo ano foi dado hoje", afirmou o presidente.


Reforços - O mercado anda escasso e a briga, portanto, ainda mais acirrada por bons jogadores. A parada vai ser indigesta para os times com poucos recursos. Lá em Pomerode, os times continuam se reforçando para a competição, trazendo nomes de peso. O Atlético Pomerodense foi à Florianópolis e trouxe Juninho e o meia-atacante Cláudio Adão (ambos ex-Biguaçu). Também confirmou o atacante Fabinho. O Botafogo
confirmou Pinheiro e o Água Verde o zagueiro Mengarda. O Floresta parece ser o time que mais tá se reforçando: Diego Petri, que inclusive tava acertado com o Água Verde, Renato e Jedson. O time tem ainda Cairo, Jairo, Sandro Silva e Wagner. Já o Vera Cruz, conforme já foi anunciado aqui, levou o meio--campo Maluko do Tupi.


Carnaval - Fim de semana de carnaval e muitos jogos dos regionais foram antecipados para sexta-feira e sábado. Para o domingo só ficaram mesmo aqueles jogos para que as emissoras de tevê cumpram seus contratos comerciais. Em Santa Catarina, o único jogo de amanhã é Brusque e Joinville. Ronaldinho - Não teremos Ronaldinho em campo, mas na passarela a partir de domingo. O craque desfila, provavelmente, em duas escolas: Portela, no domingo, e Grande Rio na segunda-feira. Coincidência ou não, foram as duas escolas mais atingidas pelo incêndio ocorrido há 20 dias nos barracões das escolas do Rio de Janeiro.


Sintético - O pequeno clube do São José, da cidade de Porto Alegre, que disputa da Divisão Principal do Campeonato Gaúcho, é o primeiro do Brasil a implantar grama sintética em seu gramado principal. Acredito que pelos elevados custos de manutenção, muitos clubes médios e pequenos devem seguir o mesmo caminho.