O direito ao arrependimento do consumidor pode auxiliar o crescimento e a consolidação da sua empresa?
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Sempre priorizei a harmonização nas relações de consumo, assim como a prevenção de litígios.
Desta forma, gostaria de compartilhar com vocês, a importância do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor para o crescimento e consolidação das empresas.
O artigo 49 do CDC garante ao consumidor o direito ao arrependimento nas compras efetuadas fora do estabelecimento físico, ou seja, pela internet, telefone ou catálogos, no prazo de 7 dias, a contar do recebimento do produto.
Tal direito é mais que uma obrigação legal para sua empresa. Trata-se, na verdade, de uma grande oportunidade de crescimento e fidelização da clientela.
Como vimos, o direito ao arrependimento é uma garantia assegurada ao consumidor, mas que, adotando práticas que realmente cumpram com esse dever legal, pode ser fundamental para sua empresa nos seguintes aspectos:
FORTALECIMENTO DA REPUTAÇÃO DA EMPRESA
Ao demostrar respeito aos consumidores, a empresa ganha credibilidade, passando os mesmos a divulgar e indicar a marca para outras pessoas, o que é fundamental no mercado altamente competitivo. A famosa propaganda “boca a boca”.
VALORIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Facilitando o direito ao arrependimento, sem burocracias infundadas, a empresa demostra preocupação com a satisfação do seu maior bem: “o cliente”, gerando uma experiência positiva de compra que certamente influenciará na sua próxima compra.
FIDELIZAÇÃO
Quando o consumidor percebe que a empresa valoriza seus direitos, a tendência é que se torne fiel da marca ou do serviço, retornando sempre, sendo a fidelização um reflexo da confiança na sua marca ou no seu serviço, tornando-se fatos muito relevante para o sucesso do seu negócio.
DIFERENCIAL
Em um mercado altamente competitivo e disputado, o direito ao arrependimento se torna um grande diferencial entre a sua empresa e o concorrente, que não oferece essa opção de maneira clara.
CRESCIMENTO DAS VENDAS
O aumento das vendas é um reflexo das boas práticas adotadas pela empresa. Por isso é imperativo desenvolver e promover mecanismos que facilitam o direito ao arrependimento.
Isso ocorre porque os consumidores sentem-se mais seguros e confiantes para as compras on line.
JURÍDICO PREVENTIVO REDUÇÃO DE RISCOS
Não opondo obstáculos ao direito ao arrependimento, as empresas evitam reclamações e judicialização, mantendo a harmonização e a integridade nas suas relações de consumo.
Seu cliente deve ser seu aliado e nunca o seu inimigo!
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