Dicas para comprar no Black Friday e evitar problemas
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Dicas para comprar no Black Friday e evitar problemas
Sei que já falamos nesta coluna sobre este assunto, mas nunca é demais quando se trata de COMPRAS ON LINE, diante do grande número de golpes e abusos que os consumidores ainda são submetidos ano a ano.
Assim como foi no ano passado, a BLACK FRIDAY vai estar focada nas compras online, ainda por conta da pandemia, já que é uma realidade que veio pra ficar.
Assim fica o alerta aos consumidores que pretendem ir às compras no próximo dia 25 de novembro.
Nos anos anteriores foram constatadas maquiagens de preços.
“Algumas empresas sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. Prática essa considerada publicidade enganosa”.
Por isso, recomenda-se evitar compras por impulso.
Dicas:
Acompanhe a evolução - histórico de preço do produto e veja se o desconto oferecido é condizente.
Confira se o site é confiável.
Fique atento ao prazo de entrega e exija Nota Fiscal.
Fique atento à política de troca da empresa. O CDC garante a troca para compras online e por central telefônica em até 7 dias depois do recebimento, sem justificativa. Nas lojas físicas, a troca não é obrigatória, mas por prática dos usos e costumes, normalmente o prazo é de 30 dias.
Em caso de descumprimento do prazo de entrega, a empresa pode ter que devolver o dinheiro ou até mesmo indenizar o consumidor.
A loja deve garantir o funcionamento do produto seja ele novo ou de mostruário.
Desconfie dos valores muito abaixo dos praticados pelo mercado.
NAS COMPRAS ONLINE, IMPORTANTE O CONSUMIDOR SABER:
Direito ao acesso às informações da empresa:
De acordo com a “Lei do E-commerce”, as empresas do comércio online são obrigadas a deixar dados como CNPJ, endereço físico/eletrônico e informações de contato;
Direito ao a cesso as informações do produto:
é obrigatória à empresa deixar claro as informações referente ao produto ou serviço, como preço, tamanho, quantidade, assim como especificações do material ;
Direito de ser atendido com agilidade e eficiência:
A Lei do E-commerce/SAC prevê esse atendimento eficaz no prazo máximo de 5(cinco) dias;
Direito a segurança no pagamento e a proteção de dados;
Conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais,as lojas online precisam ter politicas de privacidade e métodos seguros de pagamento.
SEMPRE É BOM LEMBRAR:
Em caso de ser lesado em alguma compra, um preço não condizente com alguma promoção, por exemplo, procure o PROCON da sua cidade. Caso não resolva a questão, acione a Justiça.
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