
Um novo ano no Rotary é sempre momento de renovação e oportunidades para os Clubes e Distritos definirem metas, decidirem pela continuidade e/ou implementação de novos projetos comunitários e fortalecerem laços de amizade e colaboração. Mas o começo de um novo ano rotário também é tempo de agradecer aos líderes que nos precederam, reconhecendo seu esforço e dedicação por todo o trabalho e conquistas que elevam o status do Rotary a maior organização global de clubes de serviço, composta por um exército de voluntários que fazem bem ao mundo.
Com tristeza recebemos a notícia da decisão do Comp. Mario Cesar Martins de Camargo que há 45 anos vem se dedicando á causa rotária pela sua renúncia ao cargo de Presidente do RI, por razões pessoais e profissionais. Uma decisão corajosa , mas compreensível, todos nós temos lutas intensas, mas há um momento em que precisam cuidar de nós mesmos. O desafio foi enorme e a movimentação foi intensa e, de imediato foi escolhido o Comp. Francesco Arezzo, do Rotary Club de Raguza, Italia que, em sua posse confirmou a Mensagem Presidencial UNIDOS PÁRA FAZER O BEM.
O quadro associativo do Rotary que começou com apenas 04 membros, é um tema apaixonante, revestido de muitos desafios e oportunidades, em todos os nossos clubes e, para garantir sucesso nenhuma frente pode ser negligenciada. É importante buscar alternativas para fortalecer nossos club´s e fidelizar os associados e, para isso evidentemente é necessário engajar todos eles em atividades ou projetos que tragam o reconhecimento da comunidade, quanto á sua importância e, por consequência com orgulho e senso de pertencimento. Ou seja, o Club precisa ter uma missão, uma razão de ser, pois este é o objetivo de sua existência.
Para ampliarmos nosso impacto e nosso alcance precisamos nos expandir, ir às comunidades que ainda não estamos representados, Precisamos identificar estas oportunidades, buscar e unir estas pessoas do bem para que elas se engajem na filosofia e no trabalho do Rotary. Este é o nosso desafio, crescer para aumentar nossa capacidade de promover o bem em todos os lugares possíveis e formar novos líderes.
Mensagem do Comp. Luiz Cesar Scherer, Diretor do Rotary Internacional, publicada na Revista Rotary Brasil, julho/2025.
Tags
- Ano Rotário
- Clube
- Clube de Serviço
- Desenvolvimento Comunitário
- Francesco Arezzo
- liderança
- Luiz Cesar Scherer
- Mario Cesar Martins
- projetos sociais
- Rotary
- Rotary Club
- Rotary Internacional
- Serviços Comunitários
- Unidos para Fazer o Bem
- voluntariado
Deixe seu comentário