Estamos encerrando mês de abril, quando falamos de um tema muito especial para nós: O Meio Ambiente.

Todos reconhecem, no entanto, que a Terra é um presente de Deus no nosso sistema solar. E é no nosso planeta que impera a vida por todos os lados, seja nos oceanos, seja nos continentes. Viajar pelo mundo nos faz ver a grandeza Dele e da diversidade de vidas e ambientes.

Como o planeta é lindo, não é? Como rotarianos e pessoas em ação sensíveis e preocupadas com o nosso entorno e as novas gerações, devemos apoiar a defesa do meio ambiente para que possamos viver distantes dos desastres climáticos que observamos por todo o globo.As mudanças do clima estão aí para todos verem. Os países sendo engolidos pelos oceanos, e os eventos extremos se tornam frequentes, manifestando-se nas fortes ondas de calor e frio e nas secas e enchentes em todos os lados.

Lugares que nunca enfrentaram estiagens agora estão carentes de chuvas enquanto outros que sofriam com falta dágua são atingidos por enchentes históricas. A toda a ação corresponde uma reação. Não seria diferente com o meio ambiente.

Como lideres locais é hora de sermos voz em nossas comunidades e fazermos algo localmente para mudar essa história. Se cada um fizer um pouco o impacto será imenso no mundo todo. Por isso convoco a todos a fazerem o bem pelo planeta Terra, lembrando que o primeiro Presidente da história do Rotary Internacional a falar do tema ambiental foi o brasileiro Paulo Viriato da Costa.

Temos que seguir este legado por toda a América do Sul – cuidando dos nossos pampas, do pantanal, da mata atlântica, da floresta amazônica, dos mares e rios e, dos demais biomas. Volto a destacar que os rotarianos são pessoas em ação que impactam com suas realizações.

Eles criam esperança no mundo, imaginando juntos fazer o bem por meio da Magia do Rotary. Ou não somos?

Autor: Comp Henrique Vasconcellos, Diretor do Rotary Internacional , publicado na Revista Rotary Brasil, abril/2025.