Disputa na Alesc

A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa caminha para um consenso. O deputado Júlio Garcia (PSD) deve voltar a presidir a Casa de Leis, a partir de 2025, num acordo que envolve diversos partidos como o Novo, PSDB e União Brasil, além do PSD. Quem também apoia a candidatura de Júlio Garcia é o deputado Ivan Naatz (PL).

Câmara de Vereadores

Em Gaspar, a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, que acontece no dia 1º de janeiro, parece que já tem consenso. A fumaça branca saiu da chaminé antes do prazo. No primeiro ano, Alex Burnier (PL), o mais votado na eleição, deve ficar com a presidência e Ciro Quintino (MDB) será o vice. No segundo ano, teremos Ciro na presidência. Eli Amorim, do PL, deve assumir no terceiro ano e o último ano está em aberto, mas poderá ser do PP: Mara ou Melato. Como nada em política é definitivo, fica a dúvida.

Secretário de Obras

Ou o futuro governo está tendo dificuldades em anunciar o Secretário de Obras ou está deixando para o último ato da transição. Por enquanto, as fichas ainda estão todas para o vice-prefeito, Rodrigo Althoff. Fala-se em Rodrigo assumir a pasta por três meses, ajeitando a casa para o secretário que irá assumir em definitivo. Por enquanto, nada confirmado, somente especulações.

Indenização

Chegou ao fim um longo processo, que perdurou por cinco anos na esfera judicial, em que a professora Lodemar Luciano Schmitt, da rede municipal de ensino de Gaspar, foi vítima do crime de transfobia em 2019. De acordo com a 1ª Vara Cível de Gaspar, a acusada tentou interferir na eleição para a diretoria de uma escola somente pelo fato da candidata, no caso a professora Lodemar, ser transexual. Ela foi convidada ao cargo de diretora da Escola Básica Dolores Krauss e era a única candidata. Dois dias antes das eleições, começou a circular um áudio transfóbico em um grupo de mães de alunos em um aplicativo de mensagens, incitando votos contra a candidatura.

Indenização (1)

O áudio foi descrito no processo. Em um trecho, a acusada diz: “A cara da [escola] Dolores é um homossexual que se veste de mulher. Não tô dizendo que é homossexual. Se ele fosse homossexual, mas se vestisse como homem, beleza. Mas ele se veste como uma mulher, ele não tem compostura”. A professora Lodemar tomou conhecimento e recebeu apoio da comunidade, mas enfrentou críticas e transfobia nas redes sociais e nas ruas de Gaspar, o que lhe causou problemas psicológicos, comprovado por meio de laudo médico, conforme afirmou a advogada da vítima. Apesar das ofensas e da campanha feita pela acusada, a professora, que à época tinha 26 anos de serviços prestados ao ensino municipal, foi eleita. A acusada deve pagar uma indenização perto de R$ 25 mil. A decisão foi transitada em julgado em novembro, ou seja, não é mais possível recorrer. 

Diplomação

Será no próximo dia 19, às 14 horas, no Fórum da Comarca de Gaspar a diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em 6 de outubro deste ano. (SC) Já a posse está marcada para o dia 1º de janeiro, às 19 horas, no Salão Cristo Rei, seguida da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e nomeação do secretariado. 

Papai Noel dourado?

Com a justificativa de vestir o Papai Noel com uma roupa de cor dourada, que significa prosperidade, e não o tradicional vermelho, a Prefeitura de Balneário Camboriú criou a polêmica da semana no país. De fato, parece meio esquisito um Papai Noel sem a sua roupa vermelha, mas o enorme boneco do bom velhinho tá lá, na praça central da cidade litorânea, enquanto nas redes sociais, o bate-boca tá grande, com gente apoiando a decisão e outras criticando, achando que as cores usadas remetem a uma vertente política. Eu, na verdade, acho que o Papai Noel não tem muito a ver com o espírito natalino, e se veste vermelho não é por alguma vertente política do passado, mas porque a maior empresa de bebidas do mundo, a Coca-Cola, achou por bem, em determinada época, vestir o velhinho com as suas cores para faturar comercialmente. O público, que na época não era tão chato como o de hoje, aceitou.