

-
Coluna Mercado e Negócios (Fotos: Jornal Metas)
SC em Destaque: Finanças Municipais, Litoral em Crise e Crescimento Turístico
Por Augusto César Diegoli
Sc na cabeça
Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) aponta SC como o Estado em que menos municípios (apenas um dos 295, Pescaria Brava, de 10 mil habitantes, que fica no entorno de Tubarão) não tem receita própria suficiente para custear suas despesas administrativas. Na outra ponta está o Piauí, que tem 224 municípios, dos quais 185 (83%) não conseguem se manter com suas receitas.
Sem licitação
O Tribunal de Contas de SC diz que consolidou o entendimento de que é possível uma empresa estatal formalizar parceria sem a necessidade de licitação, “desde que a ação seja devidamente justificada e documentada”. Essa posição foi dada em consulta feita pela Itajaí Participações S/A, unidade de parcerias público-privada (PPPs) e concessões do município de Itajaí. Que maravilha que seria, não? Se mesmo com licitação tivemos, em tempos recentes, mais de 30 prefeitos presos ... Talvez, quem sabe, um dia ...
Urgência vem do litoral
O litoral de SC enfrenta uma crise que não pode mais ser negligenciada. O mar avança, engole faixas de areia, destrói estruturas e desafia resiliência de comunidades costeiras, como aconteceu na última semana. Este não é um fenômeno isolado ou um simples revés da natureza, mas um reflexo de um planeta em transformação, onde as mudanças climáticas reescrevem os contornos do litoral. A erosão costeira, intensificada por um clima cada vez mais volátil, exige respostas urgentes. As mudanças climáticas são o motor dessa transformação.
Turistas estrangeiros
SC desbancou a liderança do Rio de Janeiro, maior destino de estrangeiros no Brasil, e foi o estado que registrou o maior crescimento de visitantes do exterior entre janeiro e setembro de 2025. Os dados foram apresentados pela Embratur. O Brasil chegou aos inéditos 7 milhões de turistas internacionais, volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. O RJ obteve um aumento de 51,7% e SC, de 65,2%. Foram 592,6 mil viajantes “gringos” que estiveram aqui neste ano, principalmente argentinos e chilenos. Os três fatores para tal sucesso: promoção, voos e câmbio.
Tags
- embratur
- Erosão Costeira
- Finanças Municipais
- Firjan
- itajaí
- litoral
- Mudanças Climáticas
- Prefeitos
- Rio de Janeiro
- Santa Catarina
- SC
- turismo internacional
Deixe seu comentário