MERCADO & NEGÓCIOS

Operação de autorização de notas fiscais

A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) assegura que os serviços de autorização de documentos fiscais eletrônicos estão em funcionamento para os contribuintes do estado. Contudo, devido às intensas chuvas que afetaram os servidores no Rio Grande do Sul, a Secretaria Virtual comunicou a transferência de parte de suas operações para ambientes de nuvem. Esta mudança pode exigir ajustes nas configurações de rede, internet e proxy por parte dos usuários. Ademais, foi ativado o Ambiente Nacional de Contingência para autorização de NF-e.

Para os contribuintes catarinenses enfrentando dificuldades na emissão de notas fiscais, a recomendação é verificar configurações que possam limitar a comunicação de internet aos endereços IP dos datacenters, como regras de firewall restritivas. Além disso, é essencial ativar a função de contingência no software ou contatar a empresa fornecedora para orientações adicionais.
Todas as configurações e regras devem ser direcionadas aos endereços URL dos serviços, não aos endereços IP, que permanecem inalterados sob os domínios sefazrs.rs.gov.br ou svrs.rs.gov.br.

Por enquanto, as notas emitidas pelo ambiente da Sefaz Virtual não estão disponíveis para consulta no portal nacional da NF-e e serão compartilhadas assim que o serviço for restabelecido. Até lá, os
contribuintes devem utilizar o DANFE impresso em seu próprio software.
Para situações que exijam a presença da nota no portal da NF-e, como exportação, é recomendável emitir a nota utilizando a função de contingência no ambiente nacional.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube