

-
Modelo de Policlínica Regional proposta pelo Governo Federal (Fotos: DIVULGAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE)
Segundo o parlamentar, os custos de manutenção da policlínica será dividido entre todos os municípios da região
O vereador de Blumenau, Jean Volpato (PT), utilizou a sua rede social na tarde desta segunda-feira, dia 8, para rebater os argumentos do prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari (PL), para não aceitar a instalação da policlínica regional no município, um investimento de R$ 30 milhões bancados com recursos do governo federal. Volpato afirmou que Blumenau não irá arcar sozinho com o custo de manutenção do empreendimento.
Mais cedo, também em rede social, Egídio argumentou que a policlínica iria gerar um custo mensal de cerca de R$ 2 milhões para o município e chegou a questionar se alguma outra cidade da região iria dividir este custo com Blumenau: “Será que teria alguém para dividir essa conta com a gente?”.
Volpato explicou que o financiamento da saúde, no caso de uma policlínica regional, é tripartite. “O governo federal financia, o governo do estado, que inclusive cadastra a obra no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), também financia e os governos do municípios, que não é só Blumenau, todos os municípios do Vale do Itajaí vão pagar por demanda, ou seja, essa policlínica tá mais do que barato e muito mais em conta”.
Volpato disse ainda que o prefeito Egídio e o governador Jorginho tinham apenas uma papel: em um ano conseguir um terreno para a instalação da policlínica. “Agora, os prefeitos de Indaial e Gaspar em apenas uma semana já apresentaram terrenos”.

-
Volpato argumenta que a gestão da policlínica será tripartide (Fotos: REPRODUÇÃO VÍDEO)
" “O governo federal financia, o governo do estado, que inclusive cadastra a obra no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), também financia e os governos do municípios, que não é só Blumenau, todos os municípios do Vale do Itajaí vão pagar por demanda, ou seja, essa policlínica tá mais do que barato e muito mais em conta”." – Jean Volpato, vereador do PT de Blumenau
O vereador disse ainda que não é possível que uma cidade tão estratégica quanto Blumenau dispense uma policlínica e que seus moradores tenham que pegar van para ter acesso ao atendimento de saúde. “Não podemos mais desperdiçar aquilo que é de direito de Blumenau”, disparou o vereador petista, que finalizou pedindo à população de Blumenau que assine o abaixo-assinado pedido para que a policlínica regional venha para Blumenau.
LEIA MAIS: Terreno comprado da FURB pode ser cedido para construção de policlinica regional
Deixe seu comentário